25/01/2020 às 10h36min - Atualizada em 25/01/2020 às 10h36min

O CORONAVÍRUS PODE ESTAR PRÓXIMO

FAÇA TOC TOC TOC... E PREVINA-SE


O coronavírus já foi identificado em mais de 10 países, principalmente na Ásia, desde sua origem em um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, no centro da China. No país inteiro, 41 pessoas morreram e 1.287 casos foram registrados. O país intensifica sua resposta à crise, restringindo o transporte e fechando os pontos turísticos.
 
Há casos confirmados também na França, nos Estados Unidos e em vários países asiáticos, trazendo o medo de uma pandemia global, já que centenas de milhões de chineses viajam para comemorar o Ano Novo Lunar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que a doença respiratória é uma emergência na China, mas disse que é muito cedo para declará-la uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
 
Aqui estão os países que até agora confirmaram casos do novo coronavírus:
China
Até este sábado (na China, são 11 horas à frente), quase 1.300 pessoas foram infectadas em toda a China, a maioria delas em Wuhan e nos arredores.
Quase todos os que morreram estavam na região de Wuhan, mas as autoridades confirmaram duas mortes em outros lugares - um na província de Hebei e outro na província de Heilongjiang, no nordeste.
 
A cidade de Macau, um centro de apostas extremamente popular entre os turistas do continente, confirmou dois casos.
 
Em Hong Kong, cinco pessoas são conhecidas por terem a doença. Três desses casos foram confirmados até a manhã deste sábado (hora de HK). A executiva-chefe de Hong Kong, Carrie Lam, declarou no sábado uma "emergência" - o nível mais alto de alerta da cidade - e disse que todas as celebrações oficiais do Ano Novo Lunar seriam canceladas.
 
França
Existem três casos conhecidos de coronavírus na França, o primeiro país europeu a ser afetado pelo surto.
Um homem de 48 anos está internado em Bordeaux. Ele havia viajado recentemente para Wuhan e retornou à França pela Holanda.
Dois outros foram hospitalizados em Paris, um dos quais é parente de um dos outros pacientes infectados na França. Os três haviam viajado recentemente para a China e estão isolados.
O ministro da Saúde da França disse que é provável que haja mais casos e que as autoridades estão pesquisando todas as pessoas com as quais os pacientes entraram em contato depois de chegarem à França.
 
Japão
As autoridades de saúde do Japão confirmaram um terceiro caso no sábado. O Ministério da Saúde do país disse que uma mulher de 30 anos que vive em Wuhan havia contraído o vírus.
O primeiro caso do país foi relatado pelo Ministério da Saúde na semana passada: um homem que havia visitado Wuhan e foi hospitalizado em 10 de janeiro, quatro dias após seu retorno ao Japão.
A mídia local disse que o segundo paciente era um homem de 40 anos, original de Wuhan e em uma viagem ao Japão.
 
Austrália
A Austrália confirmou no sábado seu primeiro caso do vírus: um homem que chegou a Melbourne da China há uma semana.
As autoridades disseram que estavam entrando em contato com pessoas que viajaram da China no mesmo avião para orientação.
Mais tarde, no sábado, as autoridades disseram que três homens em Sydney, recém-chegados da China, tiveram resultado positivo em um exame e estavam isolados em hospitais locais.
 
Malásia
A Malásia confirmou seus três primeiros casos no sábado. Todos eram cidadãos chineses de férias de Wuhan que chegaram de Cingapura dois dias antes.
Uma mulher de 66 anos e dois meninos, de 2 e 11 anos, estavam em condições estáveis ​​e mantidos em uma ala de isolamento em um hospital público, disse o ministro da Saúde da Malásia.
Todos são parentes de um homem que foi encontrado infectado em Cingapura.
Nepal
 
O Nepal disse que um homem de 32 anos, vindo de Wuhan, teve a doença mortal.
O paciente, que estava inicialmente em quarentena, recuperou-se e recebeu alta. O governo disse que a vigilância foi aumentada no aeroporto "e os pacientes suspeitos que entram no Nepal estão sendo monitorados".
 
Cingapura
Cingapura anunciou pelo menos três casos - um homem de 66 anos e seu filho de 37 anos, que chegaram em Cingapura na segunda-feira de Wuhan, e uma mulher de 52 anos de Wuhan que chegou à cidade-estado na terça-feira.
 
Coreia do Sul
A Coréia do Sul confirmou seu segundo caso do vírus na sexta-feira.
O ministério da saúde disse que um homem sul-coreano de 50 anos começou a sentir sintomas enquanto trabalhava em Wuhan em 10 de janeiro. Ele foi testado após seu retorno no início desta semana e o vírus foi confirmado.
O país relatou seu primeiro caso em 20 de janeiro: uma mulher de 35 anos que veio de Wuhan.
Ambos permanecem em tratamento e estão em condições estáveis.
 
Taiwan
Taiwan descobriu três casos até agora. Desde então, desaconselhou as viagens às províncias de Wuhan e Hubei e disse na sexta-feira que qualquer chegada de Wuhan seria rejeitada pela imigração.
Todas as chegadas do resto da China - incluindo Hong Kong e Macau - devem preencher os formulários de declaração de saúde na chegada.
Também proibiu a exportação de máscaras faciais por um mês para garantir suprimentos domésticos.
 
Tailândia
A Tailândia detectou cinco casos até agora: quatro chineses de Wuhan e uma tailandesa de 73 anos que voltaram da cidade chinesa este mês.
Dois dos pacientes chineses foram tratados e, desde então, se recuperaram e viajaram de volta à China, informou o Ministério da Saúde da Tailândia nesta semana.
 
Os Estados Unidos
Na terça-feira, as autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram o primeiro caso do país, um homem de 30 anos morando perto de Seattle. Na sexta-feira, um segundo caso foi anunciado - uma mulher de 60 anos morando em Chicago.
Ambos foram tratados e estão se recuperando.
 
Vietnã
O Vietnã confirmou na quinta-feira dois casos do vírus: um homem infectado de Wuhan viajou para a cidade de Ho Chi Minh no início deste mês e passou o vírus para o filho.
Ambos estavam sendo tratados no hospital e estão estáveis, disseram autoridades de saúde vietnamitas.
 
Al Jazeera

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »