09/02/2022 às 11h12min - Atualizada em 09/02/2022 às 11h12min

TEM COVID?

TESTE CHINÊS MOSTRA EM 4 MINUTOS.

 

Os cientistas estão sempre se dedicando a aperfeiçoar os testes de Covid-19 e, na última segunda-feira, 7, um estudo publicado na revista Nature Biomedical Engineering indicou um novo teste chinês que leva apenas 4 minutos para detectar a doença – ou para apontar se o paciente está negativo para o vírus...
 
Como funciona o autoteste de Covid-19?
No estudo, os pesquisadores da Universidade Fudan de Xangai garantem que o teste é tão preciso quanto o PCR, atualmente considerado o padrão ouro para detectar a presença do vírus. A invenção usa um biossensor eletromecânico hipersensível para detectar ácidos nucleicos (substâncias presentes no interior das células) que, por conta da baixa concentração nas amostras, costumavam ser difíceis de identificar.
Os pesquisadores coletaram amostras nasais de 33 pacientes com resultado positivo para Covid-19 através de teste PCR, 23 pacientes que apontaram negativo para o vírus, seis pacientes positivos para influenza e 25 voluntários saudáveis. O novo exame chinês processou com precisão todos os casos sem erros em menos de quatro minutos, conforme explica o artigo.
Mas os autores reconhecem que a pesquisa foi conduzida com uma pequena amostra. A ideia é atingir uma taxa de precisão de 100% em uma amostra maior, mas a equipe afirma que, se nessa escala maior a taxa de precisão for pelo menos semelhante à do teste de antígeno, já será um resultado satisfatório.
O grupo estima que o desenvolvimento de testes portáteis com essa tecnologia pode contemplar locais como aeroportos, clínicas, departamentos de emergência e até domicílios. Além disso, não se limitam à Covid-19: a proposta é que possam ser usados para o diagnóstico rápido de outras doenças.
 
 
Fonte: Nature Biomedical Engineering
Leia também Canaltech.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »