20/01/2021 às 11h50min - Atualizada em 20/01/2021 às 11h50min

​ÍNDIOS DE MARICÁ SAEM NA FRENTE!

É A PRIMEIRA ALDEIA A SE VACINAR NO BRASIL.

 
Foi em São José do Imbassaí, em Maricá, município do estado do Rio de Janeiro, na tarde dessa dessa terça-feira, dia 19, em aldeia indígena local. Primeiro teve uma cerimônia simbólica em homenagem ao início da vacinação no município. “Imbassaí”, aliás, significa em tupi “caminho do rio”. A campanha de vacinação foi feita na aldeia Tekoa Ka´ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita). Ao todo, 44 indígenas do grupo prioritário receberão a vacina Coronavac.
 
Com a vacinação na aldeia, Maricá torna-se o primeiro município a vacinar todo o gupo prioritário de uma aldeia indígena no Brasil. A pajé Lídia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Antes dela, a enfermeira Rosane das Neves, que atua na unidade de Saúde da aldeia, recebeu sua dose num ato que transmitiu confiança aos índios.
 
"Será uma libertação para nós e para eles, que ficaram tanto tempo sem qualquer contato com o mundo exterior, mas é preciso ter a consciência de que não acaba aqui. É preciso manter os cuidados, que incluem o uso da máscara", frisou Rosane ao lado da pajé. "Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar" - declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi.

Leia também no Lei Seca Maricá.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90