02/01/2021 às 07h19min - Atualizada em 02/01/2021 às 07h19min

IRLANDA ALERTA:

CORONAVÍRUS ESTÁ DESENFREADO!


Diretor-médico irlandês diz que cerca de 9.000 casos ainda não foram formalmente relatados e que a maior preocupação é o aumento nas hospitalizações. O sistema de saúde ainda luta para lidar com um aumento repentino de resultados positivos, com as autoridades de saúde alertando que os hospitais não serão capazes de lidar com essa tendência crescente, se a tendência continuar.
 
O aumento acentuado nos resultados positivos levou a atrasos na notificação formal, disse o professor Philip Nolan, da NPHET (Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública), embora ele tenha dito que isso "não afeta o gerenciamento de casos ou rastreamento de contato ou nosso monitoramento geral e modelagem da pandemia ”.
 
Na quinta-feira, a NPHET estimou que o número de testes positivos ainda pendentes de registro era de 4.000 e deveria mais do que dobrar, indo para 9.000 no dia seguinte.
 
Na sexta-feira, a Irlanda relatou formalmente um recorde diário de 1.754 casos confirmados, ultrapassando o número de 1.500 casos diários pelo quarto dia consecutivo.
 
O médico-chefe, Dr. Tony Holohan, disse que a maior preocupação é o rápido aumento nas hospitalizações. “Agora estamos admitindo entre 50 a 70 pessoas por dia em nosso sistema hospitalar. Infelizmente, esperamos que isso piore antes de melhorar. Nosso sistema de saúde não conseguirá lidar com este nível de impacto.”
 
“Também vimos um aumento significativo de testes laboratoriais positivos nos últimos dias, refletindo um verdadeiro aumento na incidência da doença, bem como o atraso no envio de pessoas para os testes durante o período de Natal. À medida que nossos sistemas identificam esses efeitos, isso coloca uma pressão significativa em nosso sistema de relatórios.”
Na véspera de Ano Novo, a Irlanda entrou em um bloqueio de nível cinco, com o fechamento de lojas não essenciais, um limite de viagem de 5 km, restrições a reuniões familiares e escolas fechadas.
 
Paul Reid, executivo principal do Sistema de Saúde (Health Service Executive), disse à RTÉ Radio 1: “O vírus é absolutamente galopante agora na comunidade. Todos correm um risco extremo de contrair o vírus.”
 
O sistema de saúde não foi construído para lidar com uma pandemia e "não consegue lidar" com o número de testes realizados, disse ele. Os casos sintomáticos agora estão sendo priorizados conforme a demanda por testes aumenta.
 
“O quadro real nos últimos dias é provavelmente chegar perto de 3.000 casos por dia e essa é a extensão do vírus com o qual estamos lidando”, disse ele. “Quando chegamos a esses níveis, há um forte impacto em todo um conjunto de áreas, não apenas em nossos sistemas, no serviço de saúde e no volume com o qual qualquer sistema pode lidar.”
 
Colm Henry, o diretor clínico do HSE, pediu a todos que tratassem os outros como se tivessem o vírus, porque o seu número total está “aumentando exponencialmente”. “Sabemos que o vírus está fora de controle”, disse ele.
 
A Irlanda passou da taxa de infecção mais baixa da União Europeia, há apenas duas semanas, para a taxa de deterioração mais rápida, depois que lojas e grandes partes do setor turístico puderam reabrir na maior parte de dezembro.
 
A taxa de incidência por 100.000 habitantes em 15 dias passou de 87 no início de dezembro para 321,3 no final do mês, de acordo com a RTE. O número de mortos agora é de 2.248, com um total de 93.532 casos confirmados.
 
A partir de quarta-feira, dia 6, medidas mais rígidas de teste da Covid substituirão a proibição de viajantes do Reino Unido, com os passageiros precisando mostrar um resultado negativo no teste nos três dias anteriores, em uma “tentativa de conter a propagação de uma variante mais transmissível do vírus”, disse o ministro das Relações Exteriores Simon Coveney.
 
Leia também em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »