27/12/2020 às 10h48min - Atualizada em 27/12/2020 às 10h48min

DO REINO UNIDO PARA O MUNDO!

O NOVO CORONAVÍRUS SE ESPALHA...


Os cientistas pedem quarentena imediata no Reino Unido após rápida disseminação da nova variante do coronavírus (Covid-19). Estão sendo exigidas medidas mais rígidas, porque os casos do vírus mutante, associados a viajantes saídos do Reino Unido, estão sendo relatados em todo o mundo. Foram confirmados em vários países europeus no sábado, 26, incluindo Espanha, Suécia e Suíça. Todos estavam ligados a pessoas que chegaram do Reino Unido. Enquanto isso, o Japão anunciou que está proibindo todas as novas entradas de estrangeiros a partir de segunda-feira, 28, após a descoberta da variante em viajantes vindos do Reino Unido.
 
A notícia veio ao mesmo tempo que mais seis milhões de pessoas no leste e sudeste da Inglaterra tinham condições de nível 4, o nível de avaliação de risco da Covid-19 mais alto da Inglaterra, imposto a eles no Boxing Day (*). Os bloqueios também foram introduzidos na Escócia e na Irlanda do Norte. Cerca de 24 milhões de pessoas na Inglaterra, mais de 40% da população, vivem agora no bloqueio nível 4, à medida que aumenta a pressão para que todo o país seja colocado nesta categoria.
 
Cientistas do grupo Independent Sage pediram que todas as regiões da Inglaterra fossem colocadas no nível 4, o que significa que lojas não essenciais, cabeleireiros e locais de lazer e entretenimento devem fechar. As nações desenvolvidas foram aconselhadas a apresentar seus próprios bloqueios nacionais. O nível 4 deve incluir maiores restrições a viagens, disse o Independent Sage, enquanto argumenta que um plano de emergência seja introduzido para permitir uma orientação segura em janeiro e fevereiro.
Essa ideia é apoiada por sindicatos de professores, que exigem que o governo mantenha as escolas fechadas, à medida que crescem as evidências de que a nova variante do vírus está se revelando particularmente infecciosa entre as crianças.
Este ponto foi apoiado por Paul Hunter, professor de medicina na Universidade de East Anglia. “Se essa nova variante está por trás do aumento nessa faixa etária, isso é uma grande preocupação”, disse ele.
 
A França anunciou neste fim de semana que descobriu seu primeiro caso da nova variante - um cidadão francês que chegou a Tours depois de chegar de Londres há uma semana, de acordo com autoridades de saúde.
Em Madri, autoridades espanholas disseram que três casos da nova variante recentemente descoberta no país envolviam parentes de um homem que havia chegado do Reino Unido na véspera de Natal, enquanto o quarto caso também envolvia um viajante do Reino Unido.
 
Nenhum dos pacientes estava gravemente doente.
No Reino Unido, o NHS revelou no sábado que mais 161 pessoas com teste positivo para Covid-19 morreram. Os pacientes tinham idades entre 44 e 100 anos e todos, exceto oito, tinham condições de saúde subjacentes conhecidas. O número eleva o número total de mortes confirmadas de Covid-19 relatadas em hospitais na Inglaterra para 48.311.
O número de casos está aumentando em todo o país à medida que a variante do coronavírus continua a se espalhar rapidamente, especialmente entre os jovens. Uma taxa diária de 32.725 casos foi relatada no final da semana passada, um aumento de 46,6% em relação à semana anterior.

A pressão está aumentando para que as autoridades médicas anunciem sua aprovação da vacina Oxford / AstraZeneca. O Reino Unido concordou em comprar 100 milhões de doses e, na semana passada, o professor Sir John Ball, da Universidade de Oxford, membro do grupo de conselheiros oficiais do governo Sage, disse esperar que a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do país dê a aprovação “logo depois Natal".
 
Preparando vacinas
A equipe pode apresentar desafios para a entrega rápida da vacina Oxford / AstraZeneca.
A notícia daria a tão necessária esperança de que as vacinas se tornassem disponíveis com rapidez suficiente para conter o rápido aumento recente de casos de Covid-19. No entanto, a aprovação também levantará grandes dores de cabeça sobre a distribuição das doses. Até o momento, mais de 600.000 foram administradas desde 8 de dezembro, mas os cientistas alertaram que mais de um milhão de pessoas terão de ser vacinadas todas as semanas para controlar as infecções em um futuro próximo.
 
Tom Sasse, diretor associado de instituto governamental, convocou um debate público sobre a priorização de indivíduos que recebem vacinas. “Em meados de janeiro, muitos dos realmente vulneráveis ​​terão sido vacinados, mas então você terá esse grupo bastante grande de pessoas de 60 a 75 anos de idade que ainda não foram vacinadas”, disse ele. “Muitas pessoas no NHS estão dizendo que eles não são os mais propensos a morrer, mas ainda assim poderiam preencher nossas alas”.
Apesar disso, a chegada da vacina Oxford / AstraZeneca seria, sem dúvida, uma virada de jogo, disse Helen Buckingham, diretora de estratégia do Nuffield Trust. “Então o pessoal se tornará a principal restrição”, acrescentou ela.
“No momento, a vacinação é feita pela equipe da atenção básica e eles estão administrando isso junto com as demais cargas de trabalho. Mas quando você começar a criar centros de vacinação em massa - e o NHS England (espécie de ANVISA) indicou que o fará - então você precisará de mais funcionários.”
Helen Buckingham disse que o NHS está trabalhando para garantir que haja pessoas no local para dar as vacinas e apoiar aqueles que as recebem, com uma meta de cerca de 40.000 funcionários sendo procurados. “Não se trata apenas de enfiar a agulha”, disse ela. “As pessoas têm que ter as informações adequadas sobre a vacina com antecedência, ser observadas depois e assim por diante.”
 
No contexto do rápido aumento das taxas de infecção, a avaliação pública abismal de Boris Johnson parece ter chegado ao fundo do poço. De acordo com a última pesquisa da Opinium para o Observer, o índice de aprovação do primeiro-ministro agora é de -6% (38% aprovam, 44% desaprovam), em comparação com -8% há duas semanas.
Em contraste, a avaliação líquida do líder da oposição Keir Starmer manteve um positivo constante, mostrando +12%, um aumento de +9% desde a última avaliação em uma pesquisa.
Avaliações positivas foram dadas a apenas dois outros políticos importantes em relação ao desempenho da Covid: o prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham, com +11% e o chanceler Rishi Sunak com +27%.
Todos os outros políticos importantes cujas opiniões foram levantadas para a pesquisa receberam uma avaliação líquida negativa, com a ministra do Interior, Priti Patel, ficando no último lugar, com -19%.
 
Leia mais em The Guardian.

(*) O Boxing Day (Dia do Pacote) recebeu esse nome quando a Rainha Vitória (rainha do Reino Unido, da Irlanda e de todos os domínios britânicos) estava no trono (de 1837 até sua morte, em 1901) e não tem nada a ver com o esporte do boxe. O nome vem de uma época em que os ricos empacotavam presentes para dar aos pobres. Era tradicionalmente um dia de folga para os empregados e o dia em que eles recebiam um pacote especial de Natal de seus patrões. No dia seguinte, os servos voltavam para casa para levar os presentes para suas famílias.
 
BBC
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »