23/12/2020 às 14h42min - Atualizada em 23/12/2020 às 14h42min

EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA.

NO BRASIL E NO MUNDO.


A pandemia do coronavírus (Covid-19) trouxe pânico, no Brasil e no mundo. E trouxe também a reafirmação de que a saúde é um bem de toda a sociedade – que os governos têm a obrigação de saber preservar.
O sistema de saúde pública da Inglaterra (NHS), por exemplo, foi considerado pelo Fundo da Commonwealth como o sistema de saúde mais impressionante que existe, quando comparado com o de 10 outros países europeus e o norte-americano. Por exemplo, se você é um cidadão de qualquer país da União Europeia, você poderá receber tratamento gratuito no NHS, caso seja residente legal na Inglaterra. Esse momento difícil que o mundo vive poderia ser ainda pior se não houvesse sistemas como o inglês. Por isso, é preciso aumentar a atenção no sentido de preservar – e, se possível, aperfeiçoar o sistema. Por isso, é muito importante assistir esse alerta do OpenDemocracy.
Abaixo, um vídeo com uma tradução da fala em inglês.

Em março, o governo anunciou discretamente que fechou acordos com uma série de grandes empresas privadas de tecnologia para algo chamado Covid 19 Data Store.
O que muitos especialistas temiam é que seria uma transferência sem precedentes de nossas informações pessoais de saúde sensíveis para grandes empresas privadas.
 
O governo nos disse que essa era uma medida de emergência de curto prazo e que havia todos os tipos de proteção em vigor para garantir que nossos dados de saúde estivessem protegidos e que as empresas não pudessem lucrar com a crise.
No entanto, eles se recusaram a publicar os detalhes desses negócios, eles não divulgaram os contratos, mesmo depois de termos exigido essas informações e submetido pedidos de liberdade de informação. Poucas horas antes de processarmos o governo para que liberassem esses documentos, eles finalmente cederam e liberaram mais de 160 páginas que valem a pena eliminar esses negócios lucrativos com grande tecnologia, e adivinhe que não era exatamente como eles tinham reivindicado.
 
Muitas das proteções que eles disseram estar em vigor não existiam de fato e estava bastante claro para nós que esses acordos eram parte de uma mudança de longo prazo para essas empresas privadas dentro do NHS.
Uma das empresas envolvidas é uma empresa chamada Palantir, fundada por um Trump que apoiava o bilionário Peter Thiel.
Esta empresa é altamente controversa, o spyware que ela construiu foi acusado de alimentar ciclos de feedback racistas no policiamento americano.
Ela tem um histórico muito polêmico, pois seus próprios funcionários protestaram contra seu envolvimento na captura e deportação de migrantes sem documentos nos Estados Unidos.
E a pergunta que todos deveríamos estar fazendo é que papel Palatir está desempenhando em nosso NHS? Que acesso ele tem às nossas informações confidenciais e pessoais? Que salvaguardas existem e quem decide quem é importante?
 
Somos nós que pagamos pelo NHS e usamos os serviços ou é o governo fazendo negócios nos bastidores com grandes empresas privadas de tecnologia que não prestam contas?
Merecemos respostas a essas perguntas.
Já temos razões para acreditar que o governo do Reino Unido está planejando uma mexida radical do NHS no próximo ano.
Recebemos documentos divulgados que mostram que isso já está sendo planejado nos bastidores, em um alto nível supervisionado por uma unidade de política ligada ao Primeiro Ministro (10 Downing Street).
Isso não deveria estar acontecendo atrás de portas fechadas, escondidas do escrutínio público. Queremos ter palavra sobre o que dizer a respeito do futuro do nosso Serviço Nacional de Saúde (NHS), sobre como nossos serviços públicos são prestados, especialmente após a crise da Covid.
Este é o nosso querido serviço de saúde pública que teve um desafio sem precedentes este ano e está à altura dele e todos concordamos que é uma das coisas mais importantes e valiosas que temos neste país.
Acreditamos que a lei exige que o governo consulte o público quando eles entrarem em acordos de longo prazo com empresas privadas que estejam fornecendo serviços essenciais ao NHS. Isso é algo que deve estar aberto para debate e escrutínio público.
E se eles não têm nada a esconder, se esses são realmente os melhores negócios, eles podem garantir para nós o que eles têm a perder?

 


Nós, os cidadãos deste país, devemos ser informados, envolvidos e engajados em um debate sobre o que acontecerá a seguir.
Então, se você realmente deseja participar e influir sobre o futuro deste debate, deixe-nos saber que você se preocupa com isso. Isso é importante para você também. Então acesse opendemocracy.net e saiba mais.
Apoie o nosso trabalho e dê o seu nome a este esforço.
Por favor, apoie a mídia independente, precisamos de vozes alternativas neste debate.
(Junte-se ao Futuro do Jornalismo. Junte-se à DDN)
openDemocracy é um deles, assim como Double Down News.
Por favor, apoiem Double Down News no Patreon.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »