21/12/2020 às 15h57min - Atualizada em 21/12/2020 às 15h57min

O N501Y NÃO É DE UMA ILHA.

É DO MUNDO INTEIRO.


Especialistas do mundo inteiro estão assustados e ao mesmo tempo pedem cautela sobre a nova mutação Covid encontrada no Reino Unido. Em sua maioria, os cientistas dizem que são necessários mais dados e lembram que essa nova cepa também foi detectada na União Europeia.
Todos os especialistas, na verdade, estão atônitos com a nova mutação N501Y e com a rapidez com que se espalha. Depois que 18 países europeus suspenderam as viagens da Grã-Bretanha ou impuseram quarentena mais rígida na noite de domingo, os cientistas disseram que mais dados são necessários antes que conclusões mais consistentes sejam feitas.
 
Christian Drosten, um importante virologista alemão, acredita que a nova cepa do vírus já estivesse em circulação na Alemanha, mas acrescentou que estava "tudo menos preocupado" com a mutação viral no momento.
 
Os dados científicos sobre o N501Y ainda não eram claros, disse Drosten à emissora Deutschlandfunk nesta segunda-feira, 21. Afirmações de que a cepa era 70% mais transmissível pareciam ser apenas uma estimativa, por enquanto, disse ele, e que precisariam ser verificadas por cientistas britânicos ao longo desta semana.
Drosten disse: “A questão é: este vírus está sendo impulsionado por uma nova onda que se aproxima na região em questão (sudeste da Inglaterra), ou este vírus é o responsável pela criação dessa onda em primeiro lugar? Essa é uma diferença importante. ”
Drosten disse que a cepa também foi detectada em outros países, como a Holanda, onde não parece ter se multiplicado de forma significativamente rápida. “Estou aberto a novas percepções científicas e na ciência sempre há surpresas, mas estou tudo, menos preocupado a esse respeito”, disse ele.
 
Na França, Vincent Enouf, do Institut Pasteur, disse que não havia ligação comprovada entre a nova mutação e a disseminação mais rápida do vírus na Grã-Bretanha.
“Dizem que está se espalhando mais rápido em partes do Reino Unido”, disse Enouf à televisão France 2. “Mas isso seria resultado de um super espalhador transmitindo o vírus ou de nova mutação? Tudo isso ainda precisa ser verificado.”
 
O governo holandês confirmou no domingo que um caso com a nova mutação havia sido diagnosticado no país no início de dezembro, o que sugere que já pode estar no país há algum tempo.
Mas até agora não parece estar se espalhando tão rápido na Holanda quanto no Reino Unido, disse Ab Osterhaus, professor emérito de virologia da Universidade Erasmus em Rotterdam, ao jornal Algemeen Dagblad.
“Em áreas onde o número de infecções aumenta particularmente rápido, ele tende a se vincular à mutação”, disse Ostarhaus. “Mas ainda não sei se isso se justifica.”
 
Outro especialista em doenças infecciosas, Bart Haagmans, do Erasmus Medical Center, disse: “É difícil fazer uma conexão clara entre transmissões e mutações. A rápida propagação é realmente devido a uma mutação ou outros fatores desempenham um papel? ”
Marion Koopmans, chefe do departamento de viroscience de Erasmus, disse que há indícios de que a nova variante pode ser mais contagiosa, mas que mais pesquisas são necessárias. Além disso, ela disse, “a Holanda já está bloqueada. Isso ajudaria a prevenir a rápida disseminação aqui.”
 
Na Itália, que também diagnosticou a mutação N501Y em uma mulher recém-chegada de Londres e que tem o maior número de mortes causadas pelo coronavírus na Europa continental, os ministros e a mídia foram menos tranquilizadores.
O ministro da Saúde, Roberto Speranza, disse: “Se o vírus chegou despercebido de Wuhan, como não nos preocupar com uma nova cepa que muito provavelmente já está em Roma, Veneza e Torino?” O Sole24Ore intitulou seu artigo sobre a mutação: “A variante em inglês é assustadora”.
 
Massimo Galli, especialista em doenças infecciosas da universidade de Milão, disse ser possível que “estejamos perante uma variação que não é mais perigosa, mas que talvez tenha uma maior capacidade de propagação”. Mais pesquisas são necessárias antes que tal afirmação possa ser comprovada, disse ele.
 
O nosso expert em coronavírus, seu Jair, poderia já ir para a Europa explicar que tudo não passa de uma gripezinha... Vai, lá, seu Jair, vai lá. O coronavírus vai te receber pessoalmente...
 
Leia mais em The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »