12/12/2020 às 11h22min - Atualizada em 12/12/2020 às 11h22min

​MARICÁ: 440 MIL DOSES DE VACINA

COMPROU DO BUTANTAN


Maricá, Macaé e Niterói pularam na frente para garantir vacinas contra o coronavírus (Covid-19). A prefeitura de Maricá já assinou, nessa sexta-feira, 11, um termo de entendimento com o Instituto Butantan para compra de 440 mil doses da vacina Coronavac contra o Covid-19. E já projeta para janeiro o início da vacinação. Além disso, a prefeitura já está fazendo o plano de imunização da cidade.
Segundo o memorando, o processo de distribuição dos frascos contendo a vacina se dará a partir de janeiro de forma escalonada, com entregas adicionais em fevereiro e com maior volume a partir de maio. A distribuição, deve-se esclarecer, precisa ainda do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 
“O Butantan entregará até o dia 15 de dezembro todos os estudos feitos dos testes de aplicação da vacina. Como a Anvisa já publicou uma orientação de urgência para as vacinas contra a Covid-19, talvez isso possa se resolver nas próximas semanas”, disse o diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que assina o memorando pela Prefeitura de Maricá.
 
A urgência para aplicação da vacina é grande. Afinal, o vírus não descansa, avança em todas as direções. Celso Pansera comemorou a velocidade na assinatura do memorando. “É uma vitória, um avanço enorme feito com o Butantan em tempo recorde. Começamos a negociar com eles na 2ª feira, dia 7, e 4 dias depois já temos o protocolo assinado pelas duas instituições, o ICTIM e o Instituto Butantan”, afirmou.  
 
Ao mesmo tempo, segundo Pansera, a Prefeitura já está preparando um conjunto de ações para o recebimento da vacina. “Há um comitê de emergência que está trabalhando com as demais necessidades, como preparar a compra das agulhas, das seringas, treinar as equipes e organizar cronogramas e grupos prioritários. Há toda uma movimentação por parte da Prefeitura para atender a população na velocidade que for possível a partir do momento que a ANVISA aprovar o uso da vacina”, disse ele.  
 
Leia mais no Agenda do Poder e no Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90