25/10/2020 às 19h13min - Atualizada em 25/10/2020 às 19h13min

“NÃO VAMOS CONTROLAR A PANDEMIA”

PALAVRA DA CASA BRANCA

 
Quem fez essa declaração aterrorizante foi o próprio chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows. Trata-se de um dos comentários mais reveladores surgidos do círculo íntimo de Trump sobre o histórico equívoco do presidente com relação à crise do coronavírus (Covid-19). Em um talk show político neste domingo, Meadows surpreendentemente admitiu que o governo federal não está focado em tentar controlar a pandemia.
“Não vamos controlar a pandemia”, disse ele a Jake Tapper, no State of the Union, da CNN. “Vamos tratar de obter uma vacina, uma terapia e outros meios”.
Tapper pressionou Meadows para explicar por que o governo não iria controlar a Covid-19, dado o enorme aumento de infecções que está atingindo o meio-oeste e os estados montanhosos. Ele respondeu: “Porque é um vírus contagioso”. Dá pra entender uma coisa dessas? O vírus é contagioso, logo eles não vão fazer nada!!!
 
A declaração de Meadows seria surpreendente a qualquer momento durante a pandemia. Ele oferece uma visão excepcionalmente franca da mentalidade predominante na Casa Branca que, desde o início, minimizou o seu papel na organização de um esforço federal para controlar o vírus.
Mas o comentário foi ainda mais surpreendente dado o momento. Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, acaba de testar positivo para coronavírus, assim como três outros assessores e um consultor.
Ainda assim, Pence continua viajando pelos Estados Unidos, sem máscara, realizando eventos de campanha, e a Casa Branca continua evitando a recomendação de quarentena estipulada pelos próprios órgãos de saúde do governo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, chamando o vice-presidente de “trabalhador essencial ”.
Pence está encarregado da força-tarefa contra o coronavírus da Casa Branca, da qual um membro importante, Anthony Fauci, disse na sexta-feira que suas reuniões "diminuíram" enquanto o presidente Trump não comparecia há "vários meses".
 
Em todo o país, os casos confirmados estão em uma curva ascendente acentuada, com esta sexta, 23, e este sábado, 24, registrando os níveis mais altos de casos desde o início da pandemia. As hospitalizações e mortes também começaram a aumentar.
 
Em um momento acalorado de seu diálogo com Tapper, Meadows repetidamente evitou reconhecer a responsabilidade do governo por esse aumento no número de contaminados apenas nove dias antes da eleição presidencial. Ele continuou enfatizando o papel da terapia e de uma futura vacina para “reduzir” o número de mortes, ao mesmo tempo que insinuava que o governo federal não tinha responsabilidade pela disseminação desenfreada do vírus.
Tapper perguntou por que o vice-presidente continuou a viajar para eventos de campanha sem usar máscara, apesar de ter sido exposto por meio de sua equipe mais próxima. Agora, acredite: Meadows tentou redirecionar a culpa para a China como a fonte do vírus!!! Tapper continuou a desafiá-lo.
"Você concorda que isso é muito sério, as pessoas precisam tomar precauções?", Tapper perguntou.
“Eu concordo que é muito sério, mas continuamos testando cada vez mais, acompanhando o aumento de casos”, respondeu Meadows.
 
Na verdade, o número de novos casos confirmados está aumentando significativamente mais rápido do que a quantidade de testes.
 
Leia também no The Guardian.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90