14/10/2020 às 16h48min - Atualizada em 14/10/2020 às 16h48min

CORONAVÍRUS DETERMINA TOQUE DE RECOLHER

EM PARIS E MAIS 8 CIDADES

 
Os moradores das principais cidades francesas, incluindo a grande Paris, devem ficar confinados em suas casas entre 21h e 6h, por determinação do presidente Emmanuel Macron. Simultaneamente, os governos de toda a Europa lutam para conter o número recorde de infecções por coronavírus (Covid-19).
O presidente francês aproveitou uma entrevista no horário nobre da TV nesta quarta-feira, dia 14, para anunciar o toque de recolher, que vigorará por quatro semanas a partir da meia-noite de sábado, dia 17, e afetará nove cidades: Grenoble, Lille, Lyon, Montpellier, Saint-Etienne, Aix-em-Provence, Marselha, Rouen e Toulouse.
Macron disse que a situação é preocupante, mas não está fora de controle. “Estamos em uma segunda onda que está acontecendo em toda a Europa”.
 
O ministério da saúde francês anunciou nesta quarta-feira 22.950 novos casos de coronavírus e disse que 32% dos leitos de terapia intensiva do país estavam ocupados por pacientes com Covid-19. O governo restaurou um estado nacional de emergência de saúde minutos antes de o presidente falar.
Macron disse que o objetivo é reduzir o número de novas infecções por dia para entre 3.000 e 5.000 (o Brasil teve 151.161 mortes e 5.117.825 casos confirmados até as 13h desta quarta-feira, 14 !!!), e alertou que o país terá que conviver com o vírus pelo menos até o próximo verão – que começa em 20 de junho de 2021!!!.
“Temos que agir”, disse ele. “Precisamos travar a propagação do vírus. Temos que reduzir o número de contatos sociais ... de contatos festivos, que estão acontecendo. Isso exigirá um grande esforço de todos nós - mas é necessário. Um bloqueio total em todo o país seria ‘desproporcional’, e a ajuda estatal estaria novamente disponível para os empregadores nos setores que seriam mais afetados, como hotelaria e entretenimento”.
E continuou: “As pessoas terão que esquecer as visitas noturnas a restaurantes ou às casas de amigos”.
Viagens essenciais durante o toque de recolher ainda poderão ser permitidas, mas as pessoas que quebrassem as novas regras enfrentariam multa de € 135 (cerca de 900 reais).
 
Essa notícia é muito importante para nós, no Brasil, para que fique bem claro que essa pandemia definitivamente não é uma gripezinha de Bolsonaro. Temos que saber nos proteger - caso contrário, ficaremos perdidos, nas mãos desses malucos que nos “governam”.
 
Leia também em The Guardian

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »