25/08/2020 às 09h47min - Atualizada em 25/08/2020 às 09h47min

​PLANETA CORONAVIRUS

O MUNDO INTEIRO EM ALERTA


 
A pandemia atual do coronavírus (Covid-19) já tirou mais de 810.000 vidas em todo o mundo. E colocou muitos países em pânico ou, no mínimo, em estado de alerta máximo. Muitos desses países estão aumentando as restrições para evitar uma segunda onda e uma reconfinação generalizada de sua população – uma espécie de quarentena de escala mundial por tempo indeterminado. Estão mais do que certos – esse vírus não veio apenas para passar uma temporada em uma praia deserta...
 
O novo coronavírus continua a causar estragos em todos os continentes, com um número total de mortes de mais de 810.000 e 23,4 milhões de casos diagnosticados em 196 países e territórios desde dezembro de 2019, de acordo com um relatório da Agence France-Presse (AFP) de fontes oficiais, feito nessa na segunda-feira, dia 24 de agosto. A pandemia continua a interferir nas economias e a semear o caos em inúmeros eventos esportivos, políticos, culturais e religiosos.
Todos os dias também traz a sua parcela de novas restrições, com governos inteiramente desesperados, tentando conter a contaminação para evitar a reconstrução generalizada de sua população.
 
Alemães são orientados a evitar Paris e Provença

A Alemanha colocou as regiões de Ile-de-France (área central), juntamente com Paris, e Provence-Alpes-Côte d'Azur em áreas de risco devido ao alto número de casos de infecção por SARS-CoV-2. O Ministério das Relações Exteriores adverte em seu site contra "viagens turísticas e não essenciais" para essas regiões, o que significa que os viajantes que retornam à Alemanha terão que passar por um teste de triagem e observar cerca de 40 até o resultado.
Berlim, em alerta diante de uma crescente ameaça de segunda onda, aumentou recentemente seus avisos sobre viagens, particularmente para Bruxelas, parte da costa turística da Croácia e espanha, um destino de férias favorito para os alemães. E a chanceler Angela Merkel descartou na semana passada qualquer medida para relaxar as regras de saúde existentes, como usar máscaras em transportes públicos, lojas e restaurantes.
Considerado um modelo em sua gestão da pandemia Covid-19 na Europa, o país também vive um ressurgimento de novas infecções, consideradas ligadas em parte ao retorno dos turistas. Na terça-feira, o Instituto Robert Koch de Doenças Infecciosas registrou 1.278 novos casos em 24 horas.
 
* Déficit público de 3,2% no primeiro semestre na Alemanha
O governo alemão registrou um déficit orçamentário de 51,6 bilhões de euros no primeiro semestre de 2020, no auge da crise do coronavírus, enquanto seu crescimento caiu 9,7% de abril a junho em relação ao trimestre anterior, informou o Escritório de Estatísticas nesta terça-feira. Esse déficit em conta pública representa 3,2% do PIB alemão e excede os critérios europeus, que estabelecem um limite de 3% do PIB para um possível déficit. Antes da crise, no final de junho de 2019, a Alemanha ainda tinha um superávit de 2,7% de suas contas públicas.
 
* Educação a distância reimposta em Seul
A Coreia do Sul ordenou na terça-feira que todas as escolas de Seul e região retomassem a educação a distância para conter a nova onda de casos de Covid-19. A medida está prevista para 11 de setembro.
Na semana passada, as restrições foram reforçadas em Seul e região. Eles foram estendidos no domingo para todo o território. Praias, museus, restaurantes, bares de karaokê e boates estão fechados, enquanto grandes encontros são proibidos. As autoridades ameaçaram endurecer essas regras, incluindo o fechamento de empresas, se o número de novos casos continuar a crescer rapidamente.
O governo sul-coreano há muito tem alcançado bons resultados na luta contra o Covid-19 através de uma extensa estratégia para rastrear e rastrear contatos de pessoas infectadas. Nas últimas semanas, o país vem enfrentando um ressurgimento da epidemia, após o surto de surtos de contaminação, a maioria deles ligados a igrejas protestantes.
 
* Peru atinge 600 mil casos
O Peru superou 600.000 infecções com o novo coronavírus na segunda-feira. O país, com uma população de 33 milhões de habitantes, é o terceiro país mais enlutado da América Latina, atrás do Brasil (115,3 mil mortos) e do México (60.500 mortos). Em relação à sua população, é o mais atingido do subcontinente pelo Covid-19, com 839 mortes por milhão de habitantes. Diante da propagação da doença, que ameaça saturar o sistema de saúde, o governo peruano restringiu os comícios e impôs um toque de recolher no fim de semana.
A Argentina, por sua vez, registrou nesta segunda-feira mais de 7.000 mortes em mais de 350.000 casos, a maioria relatada em Buenos Aires.
 
* Primeiro caso de reinfecção descoberto
Pesquisadores em Hong Kong dizem ter descoberto o primeiro caso comprovado de reinfecção do coronavírus no mundo. A análise genética mostra que essas duas infecções foram causadas por duas cepas diferentes do vírus. O paciente, um hong konger de 33 anos, deu positivo em 26 de março e, uma vez curado, deu negativo duas vezes. Mas em 15 de agosto, ele deu positivo novamente, mas não apresentou nenhum sintoma.
 
Especialistas, no entanto, alertam para conclusões precipitadas. "É difícil tirar conclusões definitivas de um único caso. Dado o número de infecções em todo o mundo, ver um caso de reinfecção não é tão surpreendente", disse o Dr. Jeffrey Barrett, do Instituto Wellcome Sanger.
 
Leia também em Le Monde, com AFP, hoje às 9h30, atualizado às 10h50.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90