23/06/2020 às 18h58min - Atualizada em 23/06/2020 às 18h58min

​VIVA! LUZ DO SOL DESTRÓI O CORONAVÍRUS!

PENA QUE COMEÇOU O INVERNO...


O hemisfério Sul virou o queridinho do coronavírus. Sabe por quê? Porque coronavírus detesta sol, e o inverno está começando aqui embaixo. Ou seja, teremos 3 meses de festa para o coronavírus!!! Pode isso?!

Foi o consultor de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna americano, William Bryan, que deu esta péssima notícia, nesta terça-feira, 23. Cientistas do governo descobriram que os raios ultravioletas têm um impacto potente sobre o coronavírus. Ele é rapidamente destruído pela luz do sol, de acordo com o estudo. O anúncio traz esperança de que a propagação do vírus possa diminuir durante o verão. "Nossa observação mais impressionante até o momento é o poderoso efeito que a luz solar parece ter sobre a morte do vírus, tanto na superfície quanto no ar", disse William Bryan durante coletiva de imprensa na Casa Branca. "Vimos um efeito semelhante tanto com a temperatura quanto com a umidade. O aumento de uma ou de outra é geralmente menos favorável ao vírus.”

Em um resumo dos resultados, Bryan mostrou que a meia-vida do vírus - o tempo necessário para reduzir sua quantidade à metade - foi de 18 horas, quando a temperatura estava de 21 ºC a 24ºC, com uma umidade de 20%, em uma superfície não porosa. Isso inclui superfícies como maçanetas e aço inoxidável. Mas a meia-vida caiu para seis horas quando a umidade subiu para 80%; e para apenas dois minutos quando a luz solar foi adicionada à equação. 

Quando o vírus foi suspenso no ar, em aerossol, a meia-vida foi de uma hora quando a temperatura estava de 21º C a 24º C, com 20% de umidade. Na presença da luz do sol, o tempo caiu para apenas um minuto e meio.

Bryan concluiu que as condições do verão "criarão um ambiente com uma transmissão que pode ser reduzida". Mas ele alertou que a propagação reduzida não significa que o patógeno (agente específico, causador de doença) será eliminado completamente e que as medidas de distanciamento social possam ser suspensas.

Ok, Brian... agora, sai da frente e deixa o sol entrar!!!



Leia também em Saúde Estadão
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90