Os primeiros ensaios clínicos canadenses de uma possível vacina para o coronavírus (Covid-19) foram aprovados pela Saúde do Canadá, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau, neste sábado, 16, no Cottage Rideau (residência oficial).
Ele disse que os testes da vacina serão conduzidos fora do Centro Canadense de Vacinologia da Universidade Dalhousie. "Pesquisa e desenvolvimento levam tempo e devem ser feitos corretamente", disse ele. Trudeau acrescentou que o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) trabalhará com os fabricantes do medicamento para produzi-los e distribuí-los "aqui mesmo".
Várias outros locais também se juntaram à corrida pela vacina. Na quinta-feira, 14, a empresa biofarmacêutica de Quebec, Medicago, disse em comunicado que recebeu "resultados promissores" dos testes em ratos.
A Saúde Canadá anunciou na terça-feira que o NRC (Conselho Nacional de Pesquisa) e o Centro Internacional de Vacinas da Organização de Vacinas e Doenças Infecciosas da Universidade de Saskatchewan começariam a trabalhar juntos para acelerar a produção de uma vacina.
Em Ontário, os pesquisadores da Universidade de Waterloo estão trabalhando em uma vacina de spray nasal.
Com que sucesso as províncias canadenses (estados) estão nivelando a curva? No gráfico, temos a tendência de crescimento de casos confirmados em cada província desde o 100º caso confirmado. Cada província alcançou esse marco sombrio em um momento diferente. Ao colocar essas curvas umas sobre as outras, podemos comparar com que sucesso cada província está combatendo o seu surto.
Na semana passada, a Health Canada anunciou o primeiro teste sorológico COVID-19 de uso autorizado - mais conhecido como testes de anticorpos - no Canadá.
Em um comunicado divulgado na terça-feira, a agência disse que pelo menos um milhão de amostras de sangue canadenses seriam coletadas e testadas nos próximos dois anos, à medida que o governo canadense rastreia o vírus na população em geral e em grupos específicos com maior risco de serem infectados, incluindo profissionais de saúde e idosos.
A diretora de saúde pública Theresa Tam disse que os testes sorológicos serão lançados o mais rápido possível. Trudeau também anunciou US$100 milhões em financiamento federal para a Cruz Vermelha Canadense. "Eles têm desempenhado um papel fundamental no apoio aos canadenses durante esta crise, ajudando indivíduos e comunidades em suas necessidades mais prementes", disse ele. Além disso, o governo federal fornecerá US$15 milhões em financiamento ao Fundo de Ecossistema da Estratégia para o Empreendedorismo Feminino, que, segundo Trudeau, apoiará as mulheres empresárias que enfrentam desafios durante a pandemia.