27/04/2020 às 06h57min - Atualizada em 27/04/2020 às 06h57min

MAIOR AÇÃO MILITAR BRASILEIRA DESDE A 2ª GUERRA

29 MIL MILITARES CONTRA O CORONAVÍRUS

 
Começou dia 20 de março. Foi quando o Ministério da Defesa criou um Centro de Operação Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento das Forças Armadas no combate ao coronavírus (COVID-19). Já foram ativados 10 Comandos Conjuntos - ao todo, 29.286 militares.
 
As informações são encaminhadas ao "Gabinete de Crise", criado em 16 de março pela Presidência da República, onde todas as solicitações recebidas são analisadas para planejamento e execução.
 
Esse "Gabinete de Crise" na verdade é o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19, coordenado pela Casa Civil, e que atua de forma integrada com o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. Os grupos de comando articulados para as ações também contam com o apoio do COMAE (Comando Aeroespacia), que funciona de forma permanente, cobrindo todo o território nacional. Haja sigla e gabinete no combate ao vírus!!!
 
O Ministério diz em nota que "o trabalho conta com 816 viaturas, 102 embarcações e 26 aeronaves. Os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuam na desinfecção de locais públicos, na repatriação de brasileiros, no transporte de insumos e materiais de saúde, na distribuição de alimentos, em ações de controle de segurança em fronteiras e embarcações, entre outras atividades". É a maior operação desde a 2ª Guerra Mundial.
 
No seu site, o Ministério da Defesa destaca que as ações deslocaram mais militares no Brasil do que no período da 2ª Guerra Mundial (que teve a participação de cerca de 25 mil militares). E destaca também a recuperação do Tenente Ermando Piveta que, aos 99 anos (ATENÇÃO: 99 ANOS!!!), foi curado do coronavírus, recebendo alta em 14 de abril no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Piveta, a pessoa mais velha a se recuperar da doença no Brasil, integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Itália durante a 2ª Guerra Mundial.
 
O Ministério da Defesa já distribuiu 10 toneladas de alimentos não perecíveis em Minas Gerais e 1,5 tonelada no Rio de Janeiro. Já foram desinfetadas áreas do aeroporto Santos Dumont, do porto de Fortaleza, do Hospital de Odontoclínica da Aeronáutica em Recife. Ações semelhantes foram feitas também em cidades de São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
 
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o Brasil tem 59.479 casos confirmados do novo coronavírus, além de 4.062 (6,83%) mortes. No mundo inteiro, foram confirmados 2,9 milhões de casos da doença, além de 203 mil mortes (7%), conforme os dados da Universidade John Hopkins.

É muito importante saber que nossas Forças Armadas não se limitam à política palaciana, em torno de Bolsonaro, que tem feito muito mal ao país.
 
Leia também no SputnikNews.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »