22/04/2020 às 14h04min - Atualizada em 22/04/2020 às 14h04min

​A ANVISA TÁ DOIDONA

APROVOU O USO MEDICINAL DA MACONHA – PARABÉNS!


A Gerência de Medicamentos Específicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como Anvisa, liberou geral! Aproveitou que hoje é 22 de abril e descobriu o Brasil. Tornou possível adquirir legalmente aqui no país o primeiro produto à base de cannabis (conhecida também como maconha...). O óleo é um composto à base de canabidiol e poderá ser vendido em farmácias e drogarias, desde que haja a prescrição médica e apresentação de receita especial do tipo B ou Azul (utilizada na prescrição de medicamentos que contenham substâncias psicotrópicas). A receita terá validade por 30 (trinta) dias, a partir de sua emissão, e com validade apenas nos estados ou outra unidade federativa que concedeu. Poderá conter 5 (cinco) ampolas. 
A liberação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, dia 22 de abril. Trata-se de um fitofármaco, com concentração de THC de até 0,2%. A autorização, conforme solicitação da empresa, é para produção no Brasil do produto à base de canabidiol.
Com a autorização concedida, a empresa pode iniciar a fabricação e a comercialização do produto. “Conforme a autorização, o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro”, explica a Anvisa, em nota.
Em dezembro do ano passado, a Anvisa aprovou a criação de uma nova categoria de produtos derivados de cannabis, que entrou em vigor no dia 10 de março deste ano.
O produto liberado não é um remédio. A regra para o registro de medicamentos novos ou inovadores prevê a realização de pesquisas clínicas que sejam capazes de comprovar a eficácia desses produtos, além de outros requisitos para o seu enquadramento como medicamentos.
“O atual estágio técnico-científico em que se encontram os produtos à base de cannabis no mundo não é suficiente para a sua aprovação como medicamento”, destaca a Anvisa.
Um medicamento derivado da erva já havia sido liberado em 2017 para o tratamento de esclerose.
As importações de produtos derivados de maconha continuam autorizadas mediante autorização para importação excepcional de canabidiol. 
Alguém quer dar um tapa?

Leia também no Metrópoles.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »