20/03/2020 às 13h50min - Atualizada em 20/03/2020 às 13h50min

​DESMASCARADO !

BOLSONARO TEM A PIOR AVALIAÇÃO DESDE A POSSE.


A contaminação do coronavírus avança no Brasil e atinge em cheio a avaliação do presidente Jair Bolsonaro. As declarações sobre a doença, a falta de um planejamento para conter a pandemia e as atitudes destemperadas de Bolsonaro, como o encontro com manifestantes no domingo, 15 de março, causaram uma devastação no apoio ao presidente. Nessa sexta-feira, uma nova pesquisa produzida pela XP em parceria com o Ipespe, com exclusividade para a CNN, concluiu que a avaliação positiva do governo é a pior desde o início, em 2019. Segundo a pesquisa, o percentual de eleitores que considera a administração como boa ou ótima caiu de 34% para 30%. Os que dizem que é ruim ou péssima se mantiveram em 36%. A variação nos índices da popularidade ultrapassou a margem de erro da pesquisa que é de 3,2%. A pesquisa ouviu 1000 pessoas, em todo o Brasil, entre os dias 16 e 18 de março.
A consulta também quis saber se os brasileiros acham que a economia do país está no caminho certo. Aí o desastre também foi grande: 48% afirmaram que não, 38% que sim.
Nas redes sociais, nem os “robôs” do “escritório do mal das fakenews” conseguem mais segurar a insatisfação com o governo Bolsonaro. As análises do “antes e depois” da aparição dos primeiros casos de coronavírus nas publicações no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Youtube e blogs que citavam Bolsonaro mostram um “desmoramento” na imagem do governo e do presidente. A queda das menções positivas entre antes e depois do início da contaminação caiu de 27% para 21%. O percentual de citações negativas contra Bolsonaro cresceu de 30% para 41%. O pessoal que tava “em cima do muro” diminuiu de 43% para 38%. Os “robôs” e apoiadores de Bolsonaro não estão conseguindo mesmo segurar “a barra” até citações sobre o presidente. Antes do coronavírus, Bolsonaro aparecia na internet associado a “imprensa”, “Congresso” e “PT”. Agora, as palavras “impeachment”, “panelaço “e “coronavírus” acompanham o nome Bolsonaro. Segundo os analistas, com essa mudança, é possível relacionar a perda de apoio nas redes sociais à avaliação que a população fez em relação às atitudes de Bolsonaro. Em relação aos temas mais populares no Twitter, a queda de Bolsonaro é taxativa. Antes, 76% dos temas que entravam nos Trending topics (TTS) eram a favor de Bolsonaro e 24% contra. Agora, são 53% contra e 47% a favor. E, infelizmente, só estamos nos primeiros dias das medidas restritivas e da curva crescente de contaminação. Com a população em casa, a internet é uma grande ferramenta para a mobilização. Nessa sexta, 20 de março, é dia de aplaudir os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Os aplausos estão marcados para as 20h, em todo o Brasil. Logo depois, está convocado mais um barulhaço contra a imobilidade do governo. Como o presidente Bolsonaro não para de atacar as pessoas que estão tomando atitudes para diminuir os efeitos do coronavírus, a sexta-feira promete. Ainda mais que os governadores que estão trabalhando para garantir a vida da população foram os alvos de Bolsonaro no “curral” do Palácio da Alvorada. E fica a pergunta: quando vão interditar aquela “claque” de apoiadores? Eles ficam muito perto da pessoas e é contra todos os protocolos internacionais. Só para lembrar: já são 22 o número de contaminados que participaram da viagem do presidente Bolsonaro a Miami.

Leia mais em Conversa Afiada Valor
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »