05/02/2020 às 05h19min - Atualizada em 05/02/2020 às 05h19min

​500 MORTOS E 25.000 INFECTADOS PELO CORONAVÍRUS

MAS HÁ SINAIS POSITIVOS

 
O surto de coronavírus já matou 492 pessoas em todo o mundo, a maioria delas na China, e infectou mais de 24.500 pessoas em 25 países.
Quase 60 milhões de pessoas permanecem isoladas na China, com três cidades confirmando mais de 1 mil casos.
Um navio de cruzeiro mantém retidas cerca de 3.700 pessoas no Japão, incluindo 400 americanos, depois que um passageiro deu positivo para o vírus.
 
Mas há notícias positivas vindas da OMS (Organização Mundial da Saúde). O surto de coronavírus de Wuhan não é uma pandemia, disseram autoridades na terça-feira, acrescentando que eles esperam que a transmissão do vírus possa ser contida.
"Não estamos em uma pandemia", disse Sylvie Briand, da OMS, explicando que o vírus é atualmente considerado uma epidemia com vários locais.
"Vamos tentar extinguir a transmissão em cada uma delas", disse ela, acrescentando que a agência acredita que isso "pode ​​ser feito com as medidas de contenção atualmente em vigor".
 
Pandemia versus epidemia
Uma pandemia é definida como a disseminação mundial de uma nova doença, mas não é tão simples assim. Muitos fatores, incluindo imunidade da população e gravidade da doença, precisam ser levados em consideração.
Uma epidemia é mais do que o número normal de casos de uma doença, comportamento específico relacionado à saúde ou outros eventos relacionados à saúde em uma comunidade ou região.
Um surto de doença é a ocorrência de casos de doença acima do que normalmente é esperado.
 
A OMS aconselhou os governos a não impor restrições a viagens e comércio - mas muitos já fazem isso.
"Reiteramos nosso apelo a todos os países para que não imponham restrições que interfiram desnecessariamente nas viagens e no comércio internacional. Essas restrições podem ter o efeito de aumentar o medo e o estigma, com pouco benefício para a saúde pública", disse ontem Tedros Adhanom Ghebreyesus da OMS.
 
Autoridades da Tailândia disseram na segunda-feira que um segundo paciente foi tratado com uma nova combinação de medicamentos para HIV e gripe, depois que os médicos disseram que o coquetel teve sucesso no tratamento de uma mulher de 71 anos da China.
 
Recuperação: também há sinais de que os pacientes que procuraram atendimento médico se recuperaram naturalmente. Cingapura disse no início desta semana que todos os seus pacientes estavam estáveis ​​e a maioria estava "melhorando", enquanto o primeiro paciente americano recebeu alta do hospital no estado de Washington.

Leia também na CNN.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »