15/01/2020 às 13h14min - Atualizada em 15/01/2020 às 13h14min

MUDANÇA NA RÚSSIA PARA APOIAR PUTIN

PRIMEIRO-MINISTRO APRESENTA RENÚNCIA DO GOVERNO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conseguiu, nessa quarta-feira, um importante apoio para fazer uma série de reformas na Constituição que reforça os poderes do Parlamento, mas preserva o caráter presidencial do sistema político. Putin está há 20 anos no poder. O primeiro-ministro, Dmitri Medvedev,  apresentou a renúncia de seu governo. Muito ligado a Putin, Medvedev tomou a decisão, um dia depois que o presidente discusou sobre a reforma constitucional.
“Nós, enquanto governo da Federação da Rússia, devemos dar ao presidente do nosso país os meios de tomar todas as medidas que se impõem, É por esse motivo que o governo, em seu conjunto, entrega sua demissão”, afirmou Medvedev. 
Putin agradeceu ao primeiro-ministro e aos integrantes do governo e pediu que fiquem no cargo até a conclusão de assuntos em andamento  e esperem que seja nomeada a nova equipe.
Para fazer as mudanças na Constituição, Vladimir Putin 
propôs um referendo. “Considero necessário submeter à votação da população do país o conjunto das reformas da Constituição propostas”. A declaração foi feita no discurso anual no Parlamento e na presença das principais lideranças do país. A principal mudança é passar a prerrogativa de eleger o primeiro-ministro para o Parlamento  que o presidente será obrigada a designar. Hoje, quem confirma a escolha do chefe de Estado é a Duma. Para Putin, é uma mudança “significativa” e que o país está bastante “maduro” nesse momento.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90