07/12/2020 às 11h07min - Atualizada em 07/12/2020 às 11h07min

​CORONAVÍRUS VIAJA PARA A CHINA

ACOMODADO NA CARNE VENDIDA PELO BRASIL E PELO URUGUAI


A informação veio da Comissão Municipal de Saúde da cidade chinesa de Wuhan e foi divulgada nesse sábado, 5, pelo Departamento Municipal de Controle e Prevenção de Doenças, que realizou testes de rotina nos alimentos de frios importados que estavam no Centro de Armazenamento de Cadeias Frias de Chifeng, no distrito de Hongshan.
 
Durante o teste de monitoramento de ácido nucléico, uma amostra de lombo de porco congelado importado do Brasil e uma amostra de carne bovina desossada congelada importada do Uruguai testaram positivo.
 
A sede da cidade de Wuhan adotou imediatamente medidas de emergência, como armazenamento de carga, triagem e isolamento de pessoal e desinfecção do local, amostragem e teste de ácido nucléico do ambiente e da equipe fora do armazenamento refrigerado, e simultaneamente conduzindo investigações epidemiológicas.
Após investigação, foi identificado o exportador internacional de lombo de porco congelado do Brasil: SEARA ALIMENTOS LTDA, cujo código de registro é SIF: 15 (Seberi, RS) e o número do lote de produção é SI27032020.
 
O lote do Brasil de 1.527 caixas (cerca de 18kg / caixa), 27,49 toneladas, entrou em Shanghai em 28 de junho, ficou temporariamente armazenado no porto de Yangshangang de Shanghai e partiu de Shanghai para Wuhan em 27 de julho, entrando no frigorífico de Changjing em Baishazhou, distrito de Hongshan em 29 de julho.
 
O exportador de carne bovina desossada congelada do Uruguai, CRIADORES E PACKERS URUGUAI SA, tem o código de registro Uruguai 310 Fábrica N / M, e o número do lote de produção é 20191205.
 
O lote de 1.210 caixas (cerca de 22 kg / caixa), 26,93 toneladas, proveniente do Uruguai, seguiu para a Malásia e ficou no armazenamento refrigerado de Tianqiao após entrar em Tianjin em 2 de março e foi transportado para Baishazhouchang, distrito de Hongshan em 28 de março.
 
O destino das duas remessas acima foi esclarecido e as investigações relacionadas estão em andamento. O lote restante de produtos congelados no armazenamento refrigerado foi selado e o ambiente foi completamente desinfectado às 6 horas do dia 6 de dezembro.
 
Foram testados 511 amostras ambientais fora do armazenamento refrigerado, 460 amostras de embalagens externas, assim como 524 funcionários, todos os resultados de teste de ácido nucleico deram negativos.
 
Ou seja, isso vai ficar um bom tempo cozinhando, até ser servida a história completa...
 
Felizmente, na redação do Daqui&Dali ninguém come carne...
 
 
Diário do Povo Online (Web editor: Fátima Fu, editor)

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90