01/12/2020 às 10h12min - Atualizada em 01/12/2020 às 10h12min

CARTAZ DO DIA

“BANG-BANG NO SUL”


Disse o delegado Anselmo Cruz, Chefe da unidade de Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Santa Catarina, que foi um assalto “semelhante às maiores ações que acontecem no país". As imagens do assalto chamam a atenção pelo armamento usado, além dos explosivos espalhados pelas ruas. O alvo foi a Tesouraria do Banco do Brasil.

Foi uma hora e quarenta e cinco minutos de tiroteio, entre a política e pelo menos 30 criminosos, que utilizaram cerca de 10 veículos. A ação foi bastante violenta, com armamento pesado, equipamentos sofisticados.
O delegado considera que a ação foi executada por bandidos de fora do Estado, assim como as que vêm acontecendo pelo país ao longo dos últimos anos. O delegado lembra que, na semana passada, teve um roubo semelhante em Araraquara (SP).
Algumas pessoas disseram que seriam pelo menos 30 criminosos. Eles utilizaram armas pesadas como fuzis .556 e .762, além de metralhadora .50. Também foram encontrados explosivos. O método utilizado parece com que chama de "Novo Cangaço".
Pela PM-SC, o Bope também foi enviado a Criciúma, assim como o comandante-geral da corporação, Dionei Tonet, e o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes. Os policiais militares ainda fazem busca aos criminosos. Bases policiais, além de estabelecimentos comerciais, também foram atacados.
Um dos pontos principais para a resposta a este tipo de crime, segundo especialistas, é a reação rápida. Em texto divulgado durante a madrugada, o ex-comandante-geral da PM, Araújo Gomes, diz que é fundamental "a capacidade de responder de forma rápida, dura e agressiva à ação em andamento por meio de recursos operacionais locais, regionais e a mobilização de tropas especializadas para confrontar o máximo de grupos criminosos e cercar rapidamente a região".
Ok, teoricamente correto. Mas, na real, continuamos sem resposta clara. E temos mais 2 assaltos a bancos em Floraí, no norte do Paraná, a 960 quilômetros de Criciúma. Ladrões explodiram duas agências na madrugada desta terça-feira (1º), de acordo com a PM. Eles conseguiram fugir e ninguém se machucou.
A PM alerta que pode haver explosivos no local e, por segurança, os policiais não entraram nas agências, esperando a equipe antibombas.
As explosões foram registradas por volta das 3h. Segundo a PM, os ladrões danificaram uma porta do Banco Bradesco. Ao explodir o local, um dispositivo de segurança que solta fumaça foi acionado.
Na sequência, os criminosos seguiram para a agência da cooperativa Sicredi, de acordo com a polícia.
Moradores disseram que ouviram barulhos de tiro. Segundo a PM, os disparos foram feitos para que as pessoas não se aproximassem.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que os criminosos jogaram objetos na PR-498 entre Floraí e Presidente Castelo Branco, também no norte do estado, com o objetivo de furar pneus.
Enfim, é o que temos por conta da pandemia. Com a economia estagnando-se e a falta de liderança convincente do presidente que temos, o país está entregue ao Deus dará. Ou melhor: ao Deus não dará...
 
Leia também em NSC TOTAL e G1.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »