24/05/2020 às 19h38min - Atualizada em 24/05/2020 às 19h38min

​TRUMP BATE A PORTA NA CARA DE BOLSONARO

PASSAGEIROS DO BRASIL NÃO PODEM MAIS ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS


Confirmado. Está proibida a entrada de brasileiros e de demais “não americanos” que estiveram no Brasil. Justificativa: a crise de saúde que vivemos em função do coronavírus. O país descontrolado de Bolsonaro (que considera Trump um amigão...) realmente jamais poderia ter capacidade de controlar a pandemia em nosso país.
O próprio Trump assinou o decreto determinando que cidadãos não americanos que estiveram no Brasil pelos últimos 14 dias estão proibidos de ingressar nos Estados Unidos. A decisão é válida a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de maio.

O comunicado da Casa Branca diz: "Hoje, o presidente tomou uma ação decisiva para proteger nosso país suspendendo a entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil durante o período de 14 dias antes de buscarem admissão nos EUA. Até o dia 23 de maio de 2020, o Brasil teve 310.087 casos confirmados de Covid-19, o terceiro maior número de casos confirmados no mundo. A ação de hoje vai ajudar a garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país".

Na verdade, o Brasil já é o segundo, perdendo apenas para os Estados Unidos... Agora temos mais de 347 mil pessoas infectadas pelo vírus e mais de 22 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde. A situação brasileira fez com que a Organização Mundial da Saúde afirmasse que América do Sul se tornou o novo epicentro global da pandemia.
Nos EUA, são mais de 1,6 milhão casos e mais de 97 mil mortes . A pandemia já começa a ser contida por lá, em estados que impuseram medidas de isolamento social rígidas, como Nova York e Califórnia - mas a doença continua se alastrando pelo interior.
 
O texto afirma também que a decisão não se aplica ao fluxo comercial entre os dois países, que será mantido. Havia, antes da decisão, apenas nove voos semanais em operação entre Brasil e EUA, todos para a Flórida e para Houston, no Texas.
Há algumas exceções no decreto, que incluem americanos e residentes permanentes nos Estados Unidos.
Já no final de abril, Trump disse, durante reunião com o governador da Flórida, que estava considerando a ideia de suspender os voos provenientes da América Latina, e citou especificamente o Brasil.

Na terça-feira, Trump disse que os Estados Unidos ainda consideravam restringir voos e a entrada de brasileiros devido à expansão da Covid-19. O presidente americano então declarou que não queria "pessoas vindo para cá e infectando nosso povo".
 
Neste domingo, o conselheiro de Segurança Nacional Robert O'Brien havia adiantado ao programa "Face the Nation", da rede de TV CBS, que haveria uma decisão sobre suspender a entrada de viajantes que chegam do Brasil.
 
— Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano — disse O'Brien, acrescentando que os brasileiros estão "passando por um mau momento".
 
Leia também no 
Brasil247G1 e ConversAfiada

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90