16/03/2020 às 13h36min - Atualizada em 16/03/2020 às 13h36min

O SOCIALISMO PODE SALVAR O MUNDO

ITÁLIA PEDE AJUDA A CUBA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

 
A região de Lombardia, no norte da Itália, é uma das mais afetadas pela tragédia do coronavírus, contabilizando cerca de metade de todos os casos de coronavírus na Itália, apesar de ter apenas um sexto da população do país. Sabiamente, as autoridades regionais resolveram seguir o exemplo Chinês, que está usando, com sucesso, um antiviral produzido sabe onde? - em Cuba, aquela ilha de quase 110 mil km² que, aliás, tem aproximadamente a mesma população da Lombardia, cerca de 11,5 milhões de habitantes.
 
O governo da região da Lombardia solicitou formalmente a Cuba pessoal especializado no tratamento de doenças transmissíveis para ajudar a aliviar a crise.
"É meu dever confirmar que, de fato, recebemos uma carta do senhor Giulio Gallera (conselheiro de Saúde e Bem-Estar da Região Lombardia), formalizando o pedido de ter pessoal cubano especializado no tratamento de doenças transmissíveis", afirma o comunicado assinado pelo embaixador cubano na Itália, José Carlos Rodríguez.
O diplomata confirmou que esta carta "foi devidamente transferida pela embaixada de Cuba na Itália às autoridades cubanas competentes, com as quais estamos em contato para este fim".
 
O comunicado acrescenta que, nos últimos dias, tanto a Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba como a Coordenação Nacional dos Cubanos Residentes na Itália tornaram públicos seus apelos às autoridades italianas para que considerem a possibilidade de pedir ajuda a Cuba.
O pedido inclui pessoal médico, e a utilização do antiviral cubano Interferon Alpha 2B, que tem sido utilizado com sucesso contra o coronavírus (COVID-19) na China.
De acordo com os mais recentes dados, os casos de coronavírus na Itália totalizam 24.747, incluindo 1.809 mortes. A Lombardia tem sido a região mais afetada do país, registando 13.272 dos casos e 1.218 mortes.
Na sexta-feira (13), a China enviou ajuda à Itália, que tem sido a maior vítima do novo coronavírus no mundo, fora da China.
 
Além da Itália, as autoridades sanitárias cubanas receberam pedidos de assistência de vários países do Caribe para enfrentar o novo coronavírus, incluindo os governos de São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, e Jamaica, onde já chegaram 21 enfermeiras cubanas especializadas.
No domingo (dia 15), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou na GloboNews que vai convocar médicos cubanos para trabalhar na pandemia do novo coronavírus. Serão, por acaso, os mesmos médicos cubanos que foram mandados embora do Brasil do programa Mais Médicos? Ou serão os 2.500 que acabaram ficando aqui?
 
O mundo gira e os bolsonaros rodam...
 
Leia mais em
SputnikNews
Entorno Inteligente
G1

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »