11/03/2020 às 08h21min - Atualizada em 11/03/2020 às 08h21min

ПУТИН НАВСЕГДА

SERÁ QUE PUTIN FICARÁ PARA SEMPRE?

 
“Juro, no exercício dos plenos poderes de Presidente da Federação da Rússia, respeitar e proteger os direitos do Homem e do cidadão, vigiar e defender a Constituição, proteger a soberania e a independência, a segurança e integridade do Estado e servir fielmente ao povo.
 
O povo russo ainda vai ouvir Putin fazer essa declaração várias outras vezes. O Legislativo russo aprovou ontem, dia 10, um projeto de reforma da Constituição que permitirá a reeleição de Putin. Na verdade, permitirá que ele se mantenha no poder até... 2036!
 
A proposta, que alguns, mais ingênuos, consideraram inesperada, foi lançada pela deputada do Rússia Unida (o partido do Governo) Valentina Tereshkova – que também foi a primeira cosmonauta e foi a primeira mulher no espaço (6 de junho de 1963).
A proposta – que obviamente será aprovada – elimina as restrições que existiam para que Putin possa se reeleger depois do fim de seu atual mandato, em 2024.
 
O mais interessante e mais engraçado foi que Putin fez uma aparição “urgente e imprevista” na Duma (a Câmara baixa do Parlamento) e se mostrou aberto à ideia! Ele falou sobre a importância de garantir a estabilidade do país! Enfatizou que uma presidência “forte” é “absolutamente necessária para a Rússia”. Lembrou “a atual situação econômica e de segurança”. Alguém poderia perguntar que se ele não conseguiu até agora, como poderia garantir que conseguiria com 12 anos de poder a mais? O que não seria uma pergunta justa, porque Putin teve papel importante no re-fortalecimento da Rússia. A sua visão política permitiu o reposicionamento russo no cenário mundial.
 
A deputada Tereshkova (que tinha na lapela a medalha de heroína da União Soviética) fez questão de lembrar que, “dada sua (de Putin) enorme autoridade, isso seria um fator estabilizador para nossa sociedade”. Pela lei atual, um presidente não pode permanecer no cargo por mais de dois mandatos (seis mais seis anos), e Putin deveria sair em 2024.
 
Os legisladores aprovaram, por maioria esmagadora, o pacote de emendas à Constituição, que desenha um país mais conservador e nacionalista. Com 380 votos a favor e 44 contra (da facção do Partido Comunista), de um total de 445 cadeiras ocupadas. No final desse mandato extra, Putin terá 83 anos.
 
Um presidente, além disso, com novas atribuições, segundo a reformada Constituição proposta pelo próprio Putin, e maior possibilidade de intervir nos mecanismos de funcionamento das instituições do Estado, explica o especialista em Direito Constitucional Ilia Shablinski, da Escola Superior de Economia.
 
Leia mais María R. Sahuquillo em El País.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »