17/02/2020 às 07h03min - Atualizada em 17/02/2020 às 07h03min

DEMOCRATAS AMERICANOS PREOCUPADOS

TÊM NOVA CONVENÇÃO DIA 22...

 
O Partido Democrata do Estado de Nevada está criando um processo exclusivo de convenção - que reflete como os nevadenses votam e as comunidades em que vivem. Dizem que estão focados em operar de maneira aberta e totalmente transparente. "Estamos trabalhando para executar um processo bem-sucedido de convenções que nos ajudará a manter nossa vantagem competitiva que levou a ganhos democráticos históricos em 2016 e 2018. Nosso novo Plano de Seleção de Delegados garantirá que 2020 seja o maior e mais acessível evento de Nevada até o momento".

Tudo isso para tentar provar que a convenção de Nevada não repetirá o desastre que foi a convenção de Iowa, onde deu tudo errado. Mas os responsáveis pelas diversas campanhas democratas (são dezenas de pré-candidatos presidenciais pelo Partido Democrata!) estão literalmente alarmados e só dão depoimentos sob garantia de sigilo. Falam de problemas com a tecnologia implantada no último minuto para facilitar a contagem de votos. Mas especialistas estão levantando sérias dúvidas sobre essa tecnologia que o partido vem montando febrilmente para substituir a que foi descartada após o desastre em Iowa.

"Parece que o partido desse estado está inventando as coisas à medida que avançam", disse um assessor presidencial democrata, que falou sob condição de anonimato. "Não é assim que precisamos realizar uma eleição."

Além do desafio tecnológico, está a complexidade das convenções de Nevada. Ao contrário de Iowa, onde as reuniões são realizadas em uma noite, os nevadenses têm a opção de votar mais cedo. Em alguns locais (ao todo são cerca de 2.000), os democratas podem fazer suas principais escolhas presidenciais em uma cédula de papel.

O partido planejava usar dois aplicativos especialmente projetados para a divulgação de resultados, desenvolvidos pela empresa de tecnologia política Shadow, a mesma empresa que projetou o aplicativo de gravação de votos responsável pelo caos em Iowa. Um erro de codificação no aplicativo de Iowa impossibilitou a contagem dos resultados, provocando confusão e atrasos. Pouco depois, os democratas de Nevada anunciaram que estavam descartando os produtos Shadow.

Desde então, as autoridades estaduais emitiram uma série de memorandos tentando explicar como as coisas vão funcionar. Mas o partido deixou questões cruciais sem resposta, dizem os assessores da campanha de 2020.
Um representante do Partido Democrata no estado, que exigiu condição de anonimato para falar mais abertamente sobre o processo, disse: “Nós nos comunicamos em um nível muito alto com as campanhas. . . e nós os mantivemos informados a cada passo ”.
 
Pelo andar dessa carruagem eleitoral, haverá muitas pedras no meio do caminho...

Leia mais no
The Washington Post.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90