29/01/2020 às 15h01min - Atualizada em 29/01/2020 às 15h01min

"RESULTADO DO ENEM 2019 NÃO É 100% CONFIÁVEL"

DENÚNCIA É DOS FUNCIONÁRIOS DO MEC


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, é um dos maiores impulsionadores da hastag que está fazendo o maior sucesso, nessa quarta-feira, no Twitter. É só o ministro tentar dar qualquer justificativa pelo caos no Enem ou “bater boca” com candidatos ou políticos que  acusam a administração dele, que a hastag #DemitamWeintraubJa se consolida nos trendings topics. A campanha para a demissão de Weintraub ganhou força logo depois que o governo conseguiu, nessa terça-feira, que o STJ liberasse a divulgação do resultado do Sisu. O MEC estava proibido de divulgar os resultados por uma decisão da Justiça Federal de São Paulo, desde o dia 24 de janeiro. Divulgaram, mas não provaram que fizeram as correções necessárias nas notas. Weintraub e a equipe não explicaram, mas os funcionários do MEC e do Inep denunciaram, à Folha de São Paulo, nessa quarta-feira, que não é possível ter 100% de confiança nos resultados do Enem 2019.
Segundo a reportagem, ao identificar erros em notas do exame, o Inep refez a conferência dos desempenhos dos participantes, mas não recalculou a proficiência dos itens usados nas provas do exame. Segundo a reportagem, “o procedimento traria maior segurança para os resultados, mas esse cálculo levaria mais tempo para ser concluído. O governo Bolsonaro preferiu abrir mão dessa análise para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)". A denúncia explica que “esse cálculo aprofundado poderia reduzir o erro padrão do exame e apontar variações grandes o suficiente para alterar a lista de aprovados em cursos concorridos”
Mas o ministro Abraham Weintraub “achou” uma culpada pela ineficiência dele: a impressora. Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, pelo telefone, ele teria dito culpa do erro nas provas do Enem foi a “engasgada” de uma impressora e “o que era para sair no verde saiu no cinza”. E a sabotagem que Bolsonaro chegou a cogitar para tirar a culpa do governo nessa “balbúrdia” que fizeram com a vida e o futuro de milhares de candidatos? Ah, “não vem ao caso”, como diria o ministro da Justiça, Sergio Moro.
Enquanto isso, a hastag #DemitamWeintraubJa bomba cada vez mais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »