24/01/2020 às 13h42min - Atualizada em 24/01/2020 às 13h42min

SOROS INVESTE 1 BILHÃO DE DÓLARES CONTRA AUTORITARISMO E MUDANÇA CLIMÁTICA

E NÃO ESQUECE DE BATER EM BOLSONARO.


O bilionário George Soros disse que vai comprometer US $ 1 bilhão para iniciar uma universidade global para combater governos autoritários e mudanças climáticas, chamando-os de desafios duplos que ameaçam a sobrevivência de nossa civilização.
A Open University University Network oferecerá uma plataforma internacional para ensino e pesquisa, disse o jovem de 89 anos na quinta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. A universidade será lançada através de uma parceria da Central European University (Universidade da Europa Central) e do Bard College, apoiada por Soros.
“Como estratégia de longo prazo, nossa maior esperança reside no acesso a uma educação de qualidade, especificamente uma educação que reforce a autonomia do indivíduo, cultivando o pensamento crítico e enfatizando a liberdade acadêmica”, afirmou Soros.
Em seu discurso , com uma sessão de perguntas e respostas, Soros abordou ampla gama de questões, incluindo a economia “superaquecida” dos Estados Unidos, o domínio do Facebook e o domínio autocrático de Xi Jinping (líder chinês), Narendra Modi (Índia), Jair Bolsonaro (Brasil) e Donald Trump (Estados Unidos), que ele chamou de "vigarista e narcisista dos narcisistas". É preciso reconhecer que Bolsonaro não é tão narcisista assim...
"Levando em conta a emergência climática e a agitação mundial, não é exagero dizer que 2020 e os próximos anos determinarão não apenas o destino de Xi e Trump, mas também o destino do mundo", disse ele.
Soros criticou o Facebook mais uma vez por não policiar a rede de mídia social, possivelmente com apoio de Trump.
"Não há nada para detê-los, e acho que existe um tipo de operação ou acordo informal de assistência mútua em desenvolvimento entre Trump e o Facebook", disse Soros. “O Facebook trabalhará em conjunto para reeleger Trump e Trump trabalhará para proteger o Facebook.
Trump, disse, é responsável por superaquecer a economia. "E uma economia superaquecida não pode ser mantida em ebulição por muito tempo", disse ele.
Soros abordou esses temas em discursos anteriores a Davos. No ano passado, ele alertou sobre o "perigo mortal" do uso da inteligência artificial da China para reprimir seus cidadãos sob a liderança de Xi, a quem ele chamou de o mais perigoso oponente das democracias.
Ele também atacou gigantes das redes sociais, incluindo Facebook e Google, dizendo que eles precisam ser regulamentados. No ano passado, ele os comparou a empresas de apostas que estimulam o vício entre os usuários e disse que eles exploram os dados que controlam.
Soros se tornou um para-raios por suas opiniões políticas e esforços filantrópicos. Defensor de longa data e financiador de causas progressistas e políticos democratas, ele se tornou alvo de ativistas de direita.
Soros fechou seu fundo de hedge e converteu sua empresa em um escritório de família. A Soros Fund Management de US $ 25 bilhões agora administra principalmente dinheiro para as Open Society Foundations, uma rede mundial de filantropia.
Leia também na Fortune e no DCM.
https://fortune.com/2020/01/23/george-soros-open-society-university-network-davos/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90