04/01/2020 às 09h36min - Atualizada em 04/01/2020 às 09h36min

​GENERAL BRASILEIRO ACUSA AMERICANOS:

“QUEREM SER XERIFES DO MUNDO”


O general da reserva Sérgio Etchegoyen, ex-chefe do Estado Maior do Exército e ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), vê a ação dos Estados Unidos no aeroporto de Bagdá, no Iraque, para assassinar Qasem Soleimani, chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã, como "extremamente grave". Diz também que a ação escancarou a pretensão americana de serem os “xerifes do mundo".
 
"Na minha opinião, a gravidade resulta dos precedentes que isso pode gerar. Imagina se ele, Donald Trump, decide atacar uma instalação do PCC (Primeiro Comando da Capital) que refina drogas para os Estados Unidos por aqui?", pergunta Etchegoyen. Aliás, uma pergunta bastante pertinente.
 
"A versão americana é de que os iranianos estariam preparando um ataque contra alvos americanos. Se os Estados Unidos apresentarem provas disso, reduz-se a repercussão. Mas apenas reduz, pois escancara a atitude norte-americana de xerifes do mundo e a visão extraterritorialista de sua legislação", disse o general.
"Foi mais uma operação à revelia do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), aprofundando a imagem de irrelevância daquele fórum e a postura unilateralista americana", disse.

Quanto ao governo brasileiro se envolver, Etchegoyen é enfático: "Não temos nada a ver com isso".
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90