24/12/2019 às 09h44min - Atualizada em 24/12/2019 às 09h44min

ROBÔS VERSUS ROBÔS

OS BOLSONAROS NAS MÍDIAS SOCIAIS

 
Os principais adversários dos Bolsonaros nas redes não são os políticos tradicionais de longos e sonolentos discursos – agora são celebridades.
Perfis como o do youtuber Felipe Neto ou o da chef Paola Carosella superam facilmente os políticos tradicionais e são os que mais infernizam as redes presidenciais.

A reportagem de Renato Onofre, no Estadão desta terça-feira, véspera de Natal, diz que um youtuber infanto-juvenil, um cantor de rap e uma chef de cozinha argentina lideram uma oposição aguerrida a Bolsonaro e a seus filhos. Felipe Neto, dos programas de humor para crianças, Marcelo D2, das músicas sobre violência contra jovens nos subúrbios, e Paola Carosella deitam e rolam nas discussões políticas dessas redes e ganharam ainda mais adeptos no primeiro ano de mandato de Bolsonaro.
Em plataformas como Twitter e Facebook, influenciadores digitais como eles conseguem rivalizar com o bolsonarismo e são, hoje, a maior força contrária ao governo nas redes, ultrapassando até mesmo políticos tradicionais.
 
O carioca Felipe Neto, de 31 anos, tem 10 milhões de seguidores no Twitter (mais que a soma dos internautas que acompanham todas as contas oficiais do clã Bolsonaro na plataforma) e se apresenta como “orgulhosamente odiado pelos amantes de Biroliro” (como se refere a Bolsonaro). Tem o segundo maior canal de YouTube do mundo, com 34 milhões de inscritos, e já discutiu nas redes com o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), o Filho 02.
A reação bolsonárica, quase sempre, é feita por Carlos ou o deputado Eduardo (PSL-SP), o Filho 03. Bolsonaro é orientado a rebater apenas líderes políticos.
 
O Planalto considera o palanque virtual um território estratégico. O próprio Bolsonaro reconhece que, em 2018, a campanha nas redes foi decisiva para sua vitória (ele derrubou “dogmas” do marketing eleitoral) e ele e seus apoiadores mantêm a ofensiva de comunicação por meio dessas mídias. Felizmente, são cada vez mais desafiados também por “outsiders” da política.
 
Por seu lado, os oposicionistas influentes interagem no Twitter. Felipe Neto tem seus posts bastante retuitados por Paola Carosella, 47 anos, apresentadora de TV. E Paola não poupa críticas aos apoiadores de Bolsonaro, como o empresário Luciano Hang ou o astrólogo Olavo de Carvalho.
Na semana passada, Felipe Neto comentou no Twitter a operação do Ministério Público do Rio para apurar o envolvimento do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) em esquema de “rachadinha” (onde os servidores devolvem parte dos salários aos parlamentares) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

“A situação do Flávio Bolsonaro é de terror absoluto. Pelo que corre nos bastidores, ele está completamente sem saída. E isso me deixa, nesse momento, com bastante medo. Eu não sei até onde o Bolsonaro pai será capaz de ir para proteger o filho criminoso”, escreveu o youtuber Felipe Neto. Até ontem, o post tinha 47,7 mil curtidas e havia sido retuitado por 4,3 mil pessoas.

Leia mais no Estadão

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »