06/12/2019 às 17h22min - Atualizada em 06/12/2019 às 17h22min

​CARNE, A VILÃ DA VEZ

PREÇO SOBE MAIS DE 8% E TRAZ A INFLAÇÃO DE VOLTA


O brasileiro já sabia. Nos supermercados, açougues, conversas em família, não se fala em outra coisa: não dá pra comprar carne. Está muito cara! E o povo tem razão. O IBGE confirmou, nessa sexta-feira, que o preço da carne disparou em novembro e registrou uma alta de 8,09%. Foi o maior impacto individual (0,22 ponto percentual) no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. A carne sumiu da mesa do brasileira e apareceu na inflação oficial que, em novembro, acelerou 0,51%, após ter fechado em outubro com 0,1%. Segundo o IBGE, foi o pior resultado para um mês de novembro desde 2015, quando o IPCA chegou a 1,01%. Em novembro do  ano passado, o índice foi de -0,21%. A inflação no governo Bolsonaro já acumula alta de 3,12%. O índice registrado em 12 meses é de 3,27%, acima dos 2,54% nos 12 meses imediatamente anteriores. A meta do governo é de 4,25%, com uma tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.
Por que o preço da carne bovina disparou? Segundo o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, o aumento nos preços das carnes decorre da maior demanda pela China, acompanhada da desvalorização do real frente ao dólar. "Isso incentiva a exportação, restringindo a oferta interna e elevando o preço dos produtos". 
Se você está esperando que a alta  é passageira, desista. A  ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já avisou  que o preço da carne de boi não vai voltar ao nível anterior, por causa da falta de reajuste nos últimos três anos. Como se o preço da carne não tivesse subido... E o consumidor brasileiro pode se preparar. O preço da  carne de porco e do frango já começou a subir. Prepare o bolso porque o tradicional peru de Natal, do pernil e do chester vão ficar mais  caros. Como a carne de boi, os preços estão subindo e não devem baixar depois das festas de fim de ano. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA-, Ricardo Santin, o preço da carne suína estava em baixa há mais de dois anos, reflexo da suspensão da importação pela Rússia em 2017 e "não volta mais porque o custo de produção já não permite que você volte".
Com o verão e as férias chegando, o brasileiro vai precisar de muita criatividade para reunir a família e os amigos. O animado  churrasco na laje agora é programa do passado. Fazer churrasco de ovo fica difícil....
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »