24/11/2019 às 15h47min - Atualizada em 24/11/2019 às 15h47min

FALTA EDUCASSÃO AO CAPES?

OU É EXCEÇO DE AMIGOS?


Paulo Saldanha, da Folha de São Paulo, fez reportagem mostrando que a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação, ignorou as próprias regras ao aprovar um novo doutorado em uma universidade privada controlada por empresário ligado ao ministro Abraham Weintraub.
 
É bom lembrar que Abraham Weintraub é mestre em alterar regras. Recentemente disse que “haviam emendas parlamentares de R$ 55 milhões para recuperar o museu”. Tá certo isso, ou é falta de Educassão?
 
Além da alteração de ortografia de Weintraub, a CAPES também estaria alterando as próprias normas para beneficiar um curso da universidade privada UNISA, em São Paulo, ao autorizar a abertura de pós-graduação em medicina veterinária.
 
A autorização, segundo a reportagem, foi dada apesar de a proposta ter sido alterada no meio do processo de análise, o que é vetado pelas normas da própria CAPES.
 
Um dos controladores da instituição, o empresário Antônio Veronezi, seria ligado aos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Abraham Weintraub (Educação). Veronezi já foi até recebido por Bolsonaro e já teve encontros com Lorenzoni, na Casa Civil, fora da agenda.

É bom destacar que, antes, avaliações feitas por outras duas instâncias do órgão haviam negado o pedido. Esse recurso final é previsto pela CAPES  desde 2017, mas o projeto não pode ser alterado. Mudanças no meio do caminho ampararam, por exemplo, a desclassificação de outras propostas.

Apesar disso, a CAPES e o empresário negam irregularidades no processo.


Leia mais na Folha.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90