12/11/2019 às 17h03min - Atualizada em 12/11/2019 às 17h03min

​RELATÓRIO AMERICANO COMPROVA

NÃO HOUVE FRAUDE NA BOLÍVIA



Um relatório do Center for Economic and Policy Research (CEPR), com sede em Washington, sustenta que não houve fraude na eleição boliviana que deu vitória a Evo Morales. A empresa americana vai além e afirma que os Estados Unidos e OEA são responsáveis por golpe na Bolívia por tentativa de boicotar a vitória de Morales nas eleições.

No último domingo,10, Evo Morales foi vítima de um golpe de estado com atuação das Forças Armadas, de grupos militares e paramilitares e de líderes políticos de extrema-direita, inclusive de outros países. Evo chegou nesta terça-feira, 12, ao México, onde recebeu asilo político.
 
De acordo com o levantamento do CEPR, no momento em que a contagem foi interrompida, marcando 83,85% das urnas apuradas, Morales já possuía grande vantagem com relação a seu opositor, Carlos Mesa. Além disso, foi feita uma projeção com os votos que ainda precisavam ser apurados e se constatou que o resultado era idêntico à porcentagem que o presidente eleito conquistou quando as urnas retornaram a contagem.
 
“As conclusões  desta projeção estatística são consistentes com os resultados oficiais  da contagem eleitoral na Bolívia (que mostra a vitória de Morales com  uma margem de 10,5 pontos percentuais)”, relata a pesquisa, que também conclui que os resultados da contagem oficial seguiram uma tendência  similar aos da contagem rápida.
 
Leia o documento na íntegra, em espanhol: Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90