12/11/2019 às 05h56min - Atualizada em 12/11/2019 às 05h56min

MORALES NO MÉXICO

PROMETE VOLTAR



Evo Morales, vítima de um golpe de Estado na Bolívia, já chegou ao México, para onde viajou em avião enviado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, do México, para resgatá-lo. Morales publicou mensagens, dizendo que é doloroso deixar o país, condenando a ação das Forças Armadas aliadas com o neoliberalismo e mostrando como foi sua última noite, logo após renunciar (dormiu no chão).

“Irmãs e irmãos, parto para o México, agradecido pelo desprendimento do governo desse povo irmão que nos deu asilo para cuidar de nossas vidas. Me dói abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei pendente. Em breve, volto com mais força e energia”, publicou Morales. Minutos depois o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, confirmou que ele já tinha embarcado.

Morales ainda denunciou o descompromisso das Forças Armadas com o povo boliviano. “Para um presidente indígena que representa o povo humilde, a polícia se revolta e ataca enquanto as Forças Armadas pedem sua renúncia. Para os políticos neoliberais que detêm o poder econômico, a Polícia e as Forças Armadas reprimem as pessoas que defendem a democracia com justiça, paz e igualdade”, disse.

Pouco antes, Morales ainda mostrou imagem de sua última noite na Bolívia - sentado no chão ao lado de uma rede improvisada. “Esta foi minha primeira noite depois de deixar a presidência forçada pelo golpe de Mesa e Camacho com a ajuda da polícia. Assim, lembrei-me dos tempos dos líderes. Muito grato aos meus irmãos das federações do Trópico de Cochabamba por fornecerem segurança e cuidado”.

Segundo o jornalista Ari Lijalad, do El Destape, embarcaram com Evo o ex-vice presidente Álvaro Garcia Linera e a ex-senadora e ex-ministra da Saúde Gabriela Montaño.
Para que Morales pudesse partir para o asilo político concedido pelo México, foi necessária uma ação coordenada entre López Obrador (México), Alberto Fernández (presidente eleito da Argentina) e Martín Vizcarra (presidente do Peru). Como o tráfego aéreo boliviano está fechado, foi preciso que o Peru permitisse a chegada do avião cedendo seu espaço aéreo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90