28/10/2019 às 10h09min - Atualizada em 28/10/2019 às 10h09min

​NA COLÔMBIA, GOVERNO PRESIDENCIAL É O GRANDE DERROTADO

OPOSIÇÃO VENCE NAS ELEIÇÕES REGIONAIS



Álvaro Uribe Vélez, ex-presidente entre 2002 e 2010, chefão do partido que está no poder (Centro Democrático) e mentor do atual presidente colombiano, Iván Duque, teve derrota esmagadora nas importantes eleições regionais em Bogotá, Cali, Barranquilla, Medellín e Cúcuta.
É resultado dos fortes problemas que Álvaro Uribe (atualmente senador) tem, com quase 50 investigações na Comissão de Acusações da Câmara dos Deputados. Tornou-se o primeiro presidente a comparecer a um tribunal superior – o Supremo Tribunal de Justiça (CSJ), o mais alto tribunal do país, por crimes de suborno e fraude processual.

Vitória bem importante foi a de Guillermo Enrique Torres Cueter, o primeiro ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia a assumir a chefia de governo de um município no país. Era conhecido como "Julián Conrado", ou "Cantor das Farc". Ganhou neste domingo as eleições para prefeito de Turbaco, cidade vizinha de Cartagena das Índias. Apóia Lula Livre!
 
Entre as principais prefeituras conquistadas pela oposição, destaca-se também a vitória, pelo partido Alianza Verde (centro-esquerda), de Claudia López, para a prefeitura de Bogotá. É a primeira mulher e LGBT a chegar à segunda posição na escala de importância eleitoral da Colômbia.

Após as eleições regionais na Colômbia, o mapa político deste país muda fortemente. Eleitorado de 36 milhões de colombianos,  para eleger 32 governadores, pouco mais de 1100 prefeitos e milhares de deputados, conselheiros e prefeitos de departamentos.
Nessas eleições, assassinaram sete candidatos, três deles a prefeito de seus municípios (nas eleições de 2015, morreram cinco).


El País.
GEONOTÍCIAS
BOL.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90