25/10/2019 às 06h29min - Atualizada em 25/10/2019 às 06h29min

​SERÁ O SUPREMO PIOR DO QUE A INQUISIÇÃO?

ROSA WEBER LANÇOU A DÚVIDA

 

A Inquisição (ou Santo Ofício) foi uma instituição feroz da Igreja Católica que perseguia, julgava e punia pessoas acusadas de se desviar de suas normas de conduta. Atuou concentrada em Portugal e na Espanha, do século XIII ao XIX. O Brasil chegou a receber emissários da Inquisição entre 1591 e 1767 e calcula-se que 400 brasileiros foram condenados e 21 queimados em Lisboa.

Pois bem. Foi essa referência de um período animalesco de nosso mundo que a Suprema Juíza Rosa Weber utilizou, na justificativa de seu voto, nessa quinta-feira, 24,  para demonstrar o absurdo das prisões antes do trânsito em julgado. “Segundo a norma expressa da Constituição, essa convicção somente pode irradiar efeitos normativos a partir do momento definido como trânsito em julgado. Gostemos ou não”, disse Rosa Weber. Ou seja, se o Supremo acompanhar em sua maioria o voto de Rosa Weber, o primeiro resultado de impacto será a libertação de Lula, que está preso antes de ser julgado em todas as instâncias da nossa justiça.

Agora, tudo depende das instâncias de nossos supremos julgadores. O placar encerrou a quinta-feira, 24, em 4 a 3 contra o julgamento de Rosa Weber. Faltam 4 votos. Quem sobreviver... verá. Alea jacta est.

Leia mais em SuperInteressante.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90