21/10/2019 às 07h53min - Atualizada em 21/10/2019 às 07h53min

​ELEITO O NOVO PRESIDENTE DO PT-RJ

E AGORA, JOÃO?


João Maurício, chefe de gabinete da Prefeitura de Maricá, foi eleito nesse domingo, dia 10, o novo presidente do PT do estado do Rio de Janeiro. Teve uma vitória arrasadora, 80,6% dos votos válidos contra os 19,4% da chapa liderada pelo deputado federal Wadih Damous. Mas não foi surpresa. Afinal, João Maurício faz parte da CNB (Construindo um Novo Brasil), a tendência majoritária (as “tendências” são, digamos, os partidos dentro do partido), da qual fazem parte Lula (claro) e também, no estado do Rio de Janeiro, a deputada federal Benedita da Silva, o atual prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o ex-prefeito de Maricá e atual presidente estadual do PT, Washington Quaquá, entre outros grandes nomes.

Cabe aqui lembrar que as eleições para prefeituras municipais costumam ser pautadas por quem está na Presidência da República. Foi assim que Quaquá pôde garantir sua eleição (2008) e sua reeleição (2012) e o PT pôde vencer em 10 prefeituras no estado. Mas em 2016 não havia mais PT no poder federal, mas o PT venceu em Maricá. Como assim? Acontece que Quaquá soube se preparar para garantir a vitória de seu sucessor, Fabiano Horta, sem precisar do apoio presidencial. Com os royalties do petróleo que Maricá começou a receber, Quaquá conseguiu desenvolver um excelente governo de cunho social. E Fabiano, eleito prefeito,  não fez por menos. Também conseguiu usar os royalties – de forma ainda mais intensa – para uma grande transformação no município, está mudando inteiramente a cara da cidade.

Assim, foi principalmente com seus apoios ilustríssimos dentro do PT e com esse voto chamado Maricá que o representante da chapa CNB, João Maurício, pôde garantir sua vitória na eleição estadual do PT do Rio de Janeiro. O estado espera que ele possa contribuir ainda mais para o avanço das forças progressistas no estado e no país.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90