29/08/2019 às 16h48min - Atualizada em 29/08/2019 às 16h48min

JORNALISTA QUE DENUNCIOU "DIA DO FOGO" É AMEAÇADO

SINDICATO DOS JORNALISTAS E FENAJ PEDEM PROVIDÊNCIAS



Não basta terem deixado um rastro de destruição na Amazônia, provocando danos irreparáveis na fauna e na flora da floresta, os responsáveis pelas queimadas partiram para ameaçar o jornalista  Adécio Piran, proprietário do jornal Folha do Progresso, que circula no município de Novo Progresso, no sudeste do Pará. Ele publicou a reportagem denunciando o "Dia do Fogo", ação criminosa contra a floresta que teria sido praticada por produtores rurais, no dia 10 de agosto. A matéria de Adécio  teve repercussão no Brasil e no exterior. 
Nessa quarta-feira, o jornalista foi ameaçado nas redes sociais, com a postagem de um folheto com a foto dele  e acusações que Adécio  seria estelionatário e responsável por incêndio criminoso. O material também  foi distribuído na cidade de Novo Progresso. O  jornalista  denuncia que os anunciantes da Folha do Progresso estão sendo ameaçados e coagidos a retirar o apoio ao jornal , que  circula há 20 anos.


Adécio  Piran registrou  Boletim de Ocorrência (BO) na  Polícia Civil da cidade.
O  Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA)  e a  Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam mais um atentado contra o exercício do jornalismo, da liberdade de imprensa e de expressão. As entidades também pedem providências ao Governo do Estado do Pará e seus órgãos de Segurança Pública para garantir a integridade física e os direitos do jornalista ADÉCIO PIRAN e que sejam identificados e punidos os autores das ameaças.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »