24/08/2019 às 23h23min - Atualizada em 24/08/2019 às 23h23min

​FRAUDE NO AR

BOLSONARO LANÇA O FAKE VOO


Bolsonaro criou uma espécie de Alice no País Das Fake News. Quando ele fala de realizações, é Fake News. Quando acusa as ONGs de incendiarem a selva amazônica, é Fake News. Quando divulga suas ações aérea em defesa da Amazônia, é Fake News.
Acredite! Neste sábado, dia 24 de agosto de 2019, o Ministério da Defesa usou foto velha para divulgar ação na Amazônia, e Bolsonaro compartilhou!!! Uma espécie de FAN – Fake Aérea Nacional.
 
Na primeira postagem, por volta das 16h, o ministério publicou uma foto de uma aeronave soltando água em cima de uma região com fogo, o que dava a entender ser relacionada com a ação atual.
“Nosso papel é atuar em prol da nação. Mais de 43 mil militares das Forças Armadas reforçam ações de combate a incêndios na #Amazônia”, escreveu a Defesa no post.
Na verdade, trata-se da mesma imagem que aparece com notícia de novembro de 2015, sobre o trabalho realizado para conter chamas na Chapada Diamantina, na Bahia.
 
Por volta de 17h, Bolsonaro pegou a mesma foto com parte do texto e compartilhou em sua conta no Twitter. Mais tarde, por volta das 18h, o ministério usou de novo a rede social para divulgação das ações na região da Amazônia, dessa vez com imagens feitas na tarde deste sábado.
“A @portafab [conta do Twitter da Força Aérea Brasileira] emprega, a partir de hoje (24/08), duas aeronaves C-130 Hércules no combate aos focos de incêndio na #Amazônia, partindo de Porto Velho (RO). Confira a ação”, texto que aparece acompanhando o vídeo postado, o que Bolsonaro também compartilhou em sua rede.
 
O presidente da França, Emmanuel Macron, também andou feikiando. Na última quinta (22), usou uma foto antiga para falar sobre a disparada no número de queimadas na Amazônia. Trata-se de imagem feita pelo fotojornalista da National Geographic Loren McIntyre, que morreu em 2003, nos EUA. McIntyre era um explorador que inclusive dá nome a uma das nascentes do Rio Amazonas, a Lagoa McIntyre, no Peru.

Bolsonaro reagiu às críticas de Macron, e afirmou que a proposta do líder europeu de discutir a onda de queimadas na Amazônia na Cúpula do G7 —fórum do qual o Brasil não participa— “evoca mentalidade colonialista descabida no século 21”.
 
Nesse País Das Fake News, o que temos de real é o taoquei de Bolsonaro e o rifle que ele aponta em qualquer direção. Enquanto isso, o Brasil vira piada internacional.
 
Leia mais na Folha.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90