18/08/2019 às 12h00min - Atualizada em 18/08/2019 às 12h00min

​RECEITA DE CORRUPÇÃO?

COAF TEM ‘SERVIÇOS PRESTADOS' ILEGALMENTE?


É o Intercept/UOL que revela: Dallagnol e seus parceiros de Curitiba tinham um informante graduado dentro da Receita para levantar o sigilo fiscal de cidadãos sem que a Justiça tivesse autorizado a quebra. Recorreram diversas vezes a esse parceiro tão importante.
Por “acaso”, Roberto Leonel saiu da área de inteligência da Receita em Curitiba para tornar-se presidente do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), indicado por Sérgio Moro e aprovado por Bolsonaro.
 
A relação entre Leonel e a “força-tarefa” da Lava Jato era muito próxima, sem segredos entre eles, dispostos a tudo, tão próxima que a turma da “força” pedia ao auditor informações sigilosas de contribuintes, mesmo que não houvesse indício de falcatrua das pessoas que seriam investigadas. Era uma espécie de pau pra toda obra da famigerada LV. E é bom recordar que o Intercept mostrou, em parceria com o El País, que a Lava Jato já se movimentava contra seus inimigos declarados apenas por saber de boatos.
 
Em Curitiba, 
Roberto Leonel comandava o Escritório de Pesquisa e Investigação (ESPEI) da 9ª Região Fiscal. O COAF, que ele comanda agora, é um órgão estratégico de inteligência especializado em investigar movimentações financeiras e, pasmem, de prevenção à lavagem de dinheiro. Antes subordinado ao Ministério da Fazenda, agora ficará sob os cuidados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Comandado por quem mesmo? Consegue adivinhar?
 
Receita atual? Isso só Deus sabe...
N.R. Em manobra que tira poder de Moro, Bolsonaro confirmou a passagem do COAF do ministério da Economia para o Banco Central, com afastamento de Ro
berto Leonel - enfraquecendo Moro que, obviamente, era contra.
 
The Intercept Brasil
Blog da Cidadania
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »