08/08/2019 às 11h55min - Atualizada em 08/08/2019 às 11h55min

NAZISTA, NÃO!

FOI NA POLÔNIA. IMAGINA SE FOSSE AQUI...


Um tribunal polonês ordenou nesta quarta-feira (7) a dissolução da “Orgulho e Modernidade” (DiN), porque seus membros comemoraram, em maio de 2017, o 128° aniversário do nascimento de Hitler. Não sabiam que estavam sendo filmados e se deram mal.
O tribunal de Gliwice, em Silésia, concluiu que os membros do movimento entendiam perfeitamente o sentido desse encontro, que ocorreu numa floresta, perto da cidade de Wodzislaw Slaski, sede da associação.
“O caráter desse evento não deixa dúvidas de que a intenção era promover a aceitação ou a afirmação da personalidade do ex dirigente alemão”, declarou o juiz Bozena Klimaszewska. A reportagem, realizada por uma equipe do canal de televisão privado TVN24, mostra homens vestindo uniformes nazistas, no meio de bandeiras vermelhas. No centro, em um altar, uma fotografia de Hitler. Sua divulgação provocou escândalo no país em 2018.

Outro processo contra seis participantes desse encontro organizado pelo líder do DiN, Mateusz Sitkiewics, está atualmente aberto. São acusados de promover um regime nazista, mas todos negam o fato e argumentam que o evento tinha um “caráter privado”.
As bandeiras, insígnias e símbolos nazistas não foram encontrados após a divulgação da reportagem. Durante a segunda guerra mundial e sob a ditadura de Hitler, a Polônia perdeu 6 milhões de cidadãos, incluindo 2 milhões de judeus.
 
Combate ao neonazismo
A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu em junho deste ano que os neonazistas sejam combatidos "sem nenhum tabu". A chanceler alemã fez estas declarações após o assassinato, no início de junho, de Walter Lübcke, um político da CDU, o partido conservador de Merkel, em seu domicílio no oeste do país.
Um suspeito de 45 anos, vinculado ao movimento neonazista, acabou sendo detido no fim de semana passado. "Não se trata apenas de um ato terrível, mas de um grande desafio para nós, para examinar todos os níveis onde existem tendências de extrema direita", declarou Merkel.

Imagina se a moda pega por aqui...


Leia mais RFI

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »