29/09/2023 às 09h57min - Atualizada em 29/09/2023 às 09h57min

GENERAL ALVO DA POLÍCIA FEDERAL.

É ESPECIALISTA EM SABOTAGEM E INCITAÇÃO À REVOLTA...



 
Ridauto Lúcio Fernandes, general da reserva do Exército, foi alvo, nesta sexta-feira, 29/09, de mandado de busca e apreensão pela 18ª fase da Operação Lesa Pátria, executada pela PF (Polícia Federal). Surpresa? Seria resultado de possível participação de integrantes das forças especiais do Exército nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
 
Análise feita revela padrões incomuns de uma ação ordenada por extremistas, como a derrubada estratégica de grades de proteção, seu uso como escadas para acessar o Congresso Nacional e a habilidade no enfrentamento ao gás da Polícia Militar do Distrito Federal, o que indica a possibilidade de uma ação planejada por profissionais.
 
Ridauto é um "kid preto", como são conhecidos os militares que fazem parte das forças especiais, tropa de elite do Exército, especializada em técnicas de sabotagem e de incitação à revolta e ao tumulto. O jornalista Leonardo Sakamoto, do UOL, diz que ex-integrantes do núcleo duro do governo Jair Bolsonaro (PL) também integravam os “kids pretos”.
“Também fazem parte dessa elite outros nomes importantes do governo Bolsonaro, como o tenente-coronel Mauro Cid (ex-faz-tudo de Jair), o general Luiz Eduardo Ramos (ex-ministro-chefe da Casa Civil), o general Eduardo Pazuello (ex-ministro da Saúde e hoje deputado federal), o coronel Élcio Franco (ex-secretário executivo da Saúde) e general Dutra (ex-chefe do Comando Militar do Planalto)”, destaca Sakamoto.
 
Ridauto Lúcio Fernandes é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde e próximo do general Eduardo Pazuello. Ele foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e exonerado no dia 31 de dezembro do ano passado, último dia do governo Bolsonaro.
 
A coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, lembra que o general também trabalhou com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Comando de Operações Especiais do Exército, em Goiânia. Ridauto chegou a visitar Mauro Cid na prisão de uma unidade militar em Brasília.
 
Na delação premiada à PF, Cid revelou que Bolsonaro discutiu a viabilidade de um golpe de Estado para impedir a posse de Lula em diversas reuniões realizadas com os comandantes das Forças Armadas – o que comprova seu completo despreparo...
 
Leia também no Brasil247 e no Globo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »