16/08/2023 às 10h26min - Atualizada em 16/08/2023 às 10h26min

LULA LIDERA NO NORDESTE E ENTRE OS DE MENOR RENDA.

É O BRASIL AVANÇANDO!


 
O mais recente levantamento da pesquisa Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (16), mostra um aumento significativo na aprovação do trabalho realizado por Lula da Silva (PT) em grupos e regiões historicamente desafiadoras. Esse quarto estudo bimestral de 2023 estabelece um marco importante, pois, pela primeira vez no ano, Lula obteve um aumento de sua aprovação - ultrapassando a desaprovação - entre os evangélicos, no Sul do Brasil e também entre os brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos, informa o jornal O Globo.
 
Nos estados do Sul (onde, aliás, Lula foi derrotado por Bolsonaro no segundo turno em 2022, com 41,1% dos votos válidos contra 58,9%), a sua aprovação teve um salto espetacular de 11 pontos percentuais em apenas dois meses, chegando a 59%. Simultaneamente, a reprovação caiu de 49% para 38%. Mas, apesar desse crescimento, a região em que Lula mantém sua maior popularidade é o Nordeste, com uma aprovação de 72%, como revela a Quaest.
 
A região Norte e Centro-Oeste, agora, possuem a menor aprovação a Lula (52%), enquanto outro grande avanço foi entre os eleitores evangélicos. Metade (50%) desse grupo, que majoritariamente apoiou Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, aprova Lula, superando a desaprovação (46%) pela primeira vez desde o início dos registros - embora esse índice ainda se encontre abaixo da média nacional de 60%.
 
No eleitorado católico, as mudanças foram sutis, com a aprovação oscilando de 61% para 63%, enquanto a desaprovação registrou uma diminuição de 34% para 32%.
No grupo "outras/não tem religião", 64% manifestaram aprovação a Lula (em comparação com os 59% em junho), enquanto 30% manifestaram desaprovação (em comparação com os anteriores 38%).
 
Lula também registrou avanços junto ao eleitorado de maior renda, superior a cinco salários mínimos, ou seja, R$ 6.600. Apesar de variações leves - aumento de aprovação de 46% para 49% e uma diminuição na desaprovação de 49% para 48% - foi o suficiente para que Lula tivesse vantagem numérica nesse segmento. É importante destacar que a sua popularidade mais consistente permanece entre os menos favorecidos, com renda máxima de dois salários, onde mais de dois terços (68%) aprovam o seu governo (com aumento de quatro pontos percentuais), enquanto a desaprovação caiu de 32% para 26% em comparação com a pesquisa anterior.
 
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, e consistiu em 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
 
A pesquisa simplesmente captou o que todos nós captamos, até de olhos fechados...
 
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »