24/04/2023 às 07h16min - Atualizada em 24/04/2023 às 07h16min

CHICO, CAMÕES, LULA.

UNIDOS EM PORTUGAL.


 
Lula da Silva participa nesta segunda-feira (24), em Lisboa, da entrega do Prêmio Camões ao nosso cantor, compositor e escritor Chico Buarque, considerado um dos maiores artistas brasileiros e de toda a lusofonia. A cerimônia será em Lisboa, na sala do trono do Palácio de Queluz.
 
O Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988 e tem o objetivo de reconhecer um autor de língua portuguesa que tenha "contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural" do idioma por meio do conjunto de sua obra.
 
Chico Buarque foi anunciado vencedor do prêmio em 2019, mas o, digamos, presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma – o que pode ser considerado um prêmio extra...
 
A ministra brasileira da Cultura, Margareth Menezes, considerou que a entrega do prêmio simboliza o regresso aos valores democráticos no Brasil, lembrando que Chico Buarque é “um artista que sempre se envolveu e se colocou na luta a favor da democracia" e contra a ditadura, através das suas obras, informa a agência Lusa.
 
Também a editora Clara Capitão, do grupo Penguim Random House Portugal, que edita a obra de Chico Buarque, na chancela Companhia das Letras, destacou que a entrega do prémio ao escritor e músico brasileiro, "depois de anos de espera, significa que o Brasil voltou a viver um tempo de democracia e esperança" (e certezas, podemos dizer...).
 
Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21). No sábado (22), se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, e depois com o primeiro-ministro, António Costa.
 
Hoje, Lula e Chico encontram-se com o presente do futuro...
 
Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90