15/04/2023 às 10h13min - Atualizada em 15/04/2023 às 10h13min

OK NA CHINA.

AGORA, AOS EMIRADOS ÁRABES!



Lula da Silva visita neste sábado (15) Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Ele irá se reunir com o presidente e emir de Abu Dhabi, xeique Mohammed bin Zayed Al Nayhan. É a segunda vez que Lula visita o país. A primeira foi em dezembro de 2003, quando ainda estava no primeiro mandato presidencial.
No encontro, os chefes de Estado devem tratar de acordos comerciais, investimentos bilaterais e meio ambiente. Estamos levando representantes de 30 empresas, de diversos setores, como mineração e carne, segundo a Presidência da República.
 
Em 2022, o comércio bilateral movimentou US$ 5,7 bilhões, alta de 74% na comparação ao volume do ano anterior. Os produtos agropecuários brasileiros respondem por quase 60% das exportações aos Emirados Árabes Unidos.
Carne bovina e de frango estão entre os itens mais vendidos aos árabes. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal, produzida conforme os preceitos e tradições do islamismo.
 
A palavra halal (حلال) no idioma árabe significa permitido, autorizado, lícito, legal, dentro da lei, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica (Shariah) que rege os costumes e a vida diária dos muçulmanos.
 
Além do fluxo comercial, os Emirados Árabes Unidos são os maiores investidores do Oriente Médio no mercado brasileiro, na ordem de US$ 10 bilhões.
Quanto ao meio ambiente, o país árabe tem investido em energias renováveis e no compromisso de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, em consonância com estratégia adotada pela gestão do presidente Lula. O país irá sediar a 28ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28).
 
China
Na sua viagem à China, Lula assinou 15 acordos comerciais e de parceria com o presidente da China, Xi Jinping. Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.
 
Lula não está apenas fazendo negócios nem fazendo turismo na China. Lula está ajudando a construir um novo mundo.
 
Leia também no Brasil247.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »