23/03/2023 às 10h58min - Atualizada em 23/03/2023 às 10h58min

LULA VISITA NOSSO PROJETO DE SUBMARINO NUCLEAR.

PARABÉNS, ALMIRANTE OTHON.


 
Lula faz nesta quinta-feira (23) visita ao Rio de Janeiro, onde se reunirá com oficiais da Marinha para supervisionar o Complexo Naval de Itaguaí. É lá que são construídas as embarcações previstas no PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
 
Depois de ter pacificado as relações entre Forças Armadas e os poderes constituídos, Lula está se aproximando dos militares ao mesmo tempo em que busca a despolitização das tropas e o julgamento dos militares envolvidos na tentativa de golpe em 8 de janeiro.
 
Já foram apresentados a Lula, na semana passada, os projetos estratégicos da Marinha, como o PNM (Programa Nuclear da Marinha) e o Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos). Uma das intenções declaradas de Lula é a modernização das Forças Armadas e da indústria de defesa no Brasil.
 
A visita desta quinta-feira é altamente simbólica. O Prosub foi idealizado pelo Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, que foi preso e condenado em 2015 pelo ex-juiz parcial Sergio Moro em um ataque à soberania do país. Moro ficou rico quebrando o país, tendo deixado o cargo de juiz para trabalhar na Alvarez & Marsal, em uma mudança que críticos veem como caso de "porta giratória".
 
Durante sua estadia na prisão, o almirante Othon tentou ser ouvido, sem sucesso, teve pedidos de soltura negados, ficou doente e chegou a tentar o suicídio. Ele é um dos maiores cientistas brasileiros e responsável pelo programa nuclear do País. Segundo ele, sua prisão interessava a agentes internacionais (sabe-se que a Lava Jato colaborou com Washington). 
 
Lula anunciou a visita em seu Twitter: "Hoje estou no Rio de Janeiro, onde visitarei a construção de submarinos pela Marinha em Itaguaí e também participarei do relançamento de programas de fomento à cultura, para recuperarmos empregos e a produção artística brasileira".
 
Em relação à cultura, Lula vai assinar o novo decreto da Lei Rouanet. Nomeado 'Ato Pelo Direito à Cultura, Novo Decreto do Fomento', um dos focos da legislação é levar recursos para regiões do país nem sempre atendidas pelas políticas públicas atuais.
 
 
Seja com submarinos, seja com a Rouanet, o objetivo de Lula é colocar o Brasil nas alturas.
 
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90