05/03/2023 às 14h11min - Atualizada em 05/03/2023 às 14h11min

A FARIA LIMA QUER A QUEDA DOS JUROS?

OU SERÁ DE LULA?



O “Brazil Journal” é considerado o folhetim oficial da Faria Lima, aquele bairro de São Paulo que simboliza o mercado financeiro brasileiro. E foi esse folhetim que disse no seu editorial que a taxa de juros tem que cair. Caso contrário, teríamos risco de elevação para a economia brasileira.
 
Diz ainda o editorial que, “nos últimos 20 anos, uma novidade aconteceu. Em vez de tomarem dinheiro só no banco, as empresas passaram a tomar emprestado com as pessoas – aprofundando o chamado mercado de capitais. Se o Presidente pesquisar, vai descobrir metalúrgicos de São Bernardo e dentistas de Garanhuns entre os milhões de pequenos poupadores/investidores que têm sua açãozinha da Petrobras e uma conta na XP”.
“O juro alto destrói esses investimentos e adia a aposentadoria do brasileiro que lutou muito para conseguir poupar. Além de investir, esses brasileiros também têm o costume de votar a cada quatro anos”, diz um trecho do texto.
 
“É o juro baixo que cria o círculo virtuoso de investimento, emprego e renda: os empreendedores tomam risco, assinam carteiras e fazem novas fábricas.  O dinheiro circula, criando oportunidade para quem mais precisa. Já o juro alto empurra o capital para uma longa hibernação em contas remuneradas.  O rico continua protegido e o pobre se estrepa”, diz ainda o editorial.
 
Taí uma boa ideia. Vamos adotar imediatamente o ‘juro zero’...
 
Leia também no Brasil247.
Arte a partir de arte na Veja.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »