25/01/2023 às 13h56min - Atualizada em 25/01/2023 às 13h56min

CARECA NELE!

ALEXANDRE DE MORAES X TELEGRAM


 
O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens muito utilizado pelos bolsonaristas. Até aí, tudo bem, afinal, Bolsonaro teve milhares de votos para ser presidente novamente (felizmente, não conseguiu). Acontece que o Telegram descumpriu decisão judicial do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que determinava o bloqueio do canal do vereador de Belo Horizonte (MG) e deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG).
De acordo com o jornal O Globo, os advogados da plataforma pediram em ofício que o ministro reconsidere a decisão e citam ordens da Corte voltadas à remoção de conteúdo que estariam sendo emitidas com "fundamentação genérica" e de forma "desproporcional". Em um trecho do ofício, o Telegram chega a classificar a decisão de Moraes como "censura": "impede um espaço de livre comunicação para discursos legítimos, implicando em censura e coibindo o direito dos cidadãos brasileiros à liberdade de expressão".

A plataforma informou que cumpriu as decisões de Moraes referentes a outros três canais, dois deles do apresentador Bruno Aiub, conhecido por Monark, e outro da influenciadora bolsonarista Paula Marisa. Já em relação ao canal de Nikolas Ferreira, a plataforma declarou não ter sido apresentada "qualquer fundamentação ou justificativa para o bloqueio integral". O Telegram diz que há outras providências "menos gravosas" que o bloqueio total da conta que podem ser tomadas.
 
Difícil imaginar o que Moraes tem na cabeça. Mas muito provavelmente deu ruim para o Telegram e os bolsonaristas...
 
Leia também no Brasil247 e O Globo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »