22/01/2023 às 21h28min - Atualizada em 22/01/2023 às 21h28min

“OS YANOMAMIS NÃO ESTÃO DOENTES”.

“É FARSA DA ESQUERDA”, DIZ BOLSONARO

 
Bolsonaro (PL) teve a ousadia de minimizar, neste domingo (22), a situação de crise humanitária do povo indígena yanomami. Quis minimizar as cenas mostradas ao mundo por Lula, durante a visita que fez, neste sábado (21), em Roraima.
 
Bolsonaro fez a postagem em um grupo no Telegram – e teve a ousadia de chamar a situação de desnutrição dos indígenas yanomamis de "farsa da esquerda".
“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígenas, especialmente em locais remotos e com acesso limitado. Foram beneficiados mais de 449 mil indígenas, com 60 mil atendimentos. O Governo Federal encaminhou 971,2 mil unidades de medicamentos e 586,2 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPI), totalizando 1,5 milhão de insumos enviados para essas operações”, continuou. Mas Bolsonaro não citou a situação precária em que crianças e adultos do território indígena se encontram.
 
PT aciona MPF.
Neste domingo (22), deputados federais do PT protocolaram uma representação contra Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, na PGR (Procuradoria-Geral da República) por suspeita de crime de genocídio contra os povos Yanomami.
Para os parlamentares, houve "ação" ou "omissão dolosa" do ex-presidente, da ex-ministra e dos ex-presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) – aos quais a representação também se estendeu – diante da destruição das áreas dos indígenas a partir de garimpo ilegal.
 
"Essa política de extermínio dos povos Yanomami e de outras comunidades indígenas, conduzida com galhardia e prazer pelo ex-presidente da República, já vinha sendo denunciada no país e no exterior, tendo sido inclusive, recentemente, objeto de documentário produzido por pesquisadores estrangeiros", diz um trecho da representação.
 
O Ministério da Saúde fala em aproximadamente 570 crianças mortas por contaminação de mercúrio, um dos rejeitos produzidos pelo garimpo, desnutrição e fome.
Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou estado de emergência para "planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas" a fim de reverter o quadro de desassistência instalado na TI Yanomami.
Também foi instalado o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami "para dar conta do problema de desnutrição, fome, saúde, muito grave nessa região", segundo o ministro Wellington Dias. O comitê terá duração de 90 dias e suporte das Forças Armadas e da Funai.
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »