19/01/2023 às 16h01min - Atualizada em 19/01/2023 às 16h01min

QUER CONTROLAR FÁBRICA NACIONAL.

MAS COMPAROU LULA A BEIRA-MAR


A indústria sino-indonésia Paper Excellence, que trava uma dura disputa com a J&F pelo controle da fábrica de papel e celulose Eldorado, tem como consultor e porta-voz informal no Brasil o executivo Josmar Verillo, que atuaria na rede social como militante bolsonarista e, desde o início da operação Lava Jato, faz manifestações que ajudaram a desestabilizar o governo de Dilma Rousseff, legitimamente eleita em 2014.
 
Josmar Verillo teria chegado a ser indiciado pelo delegado Nelson Caneloi Júnior, do 1º Distrito Policial de Diadema, em razão do caso de invasão hacker de e-mails e celulares dos executivos da J&F. Segundo o inquérito, ele e Claudio Laete Cotrin contrataram a empresa de tecnologia e programação de Moema Ferrari Normanha para obter ilegalmente as mensagens.
 
O inquérito acabou arquivado pelo Ministério Público de São Paulo depois que o ex-governador João Doria, contratado da Paper Excellence, teria se reunido com o chefe do MP, Mario Sarrubbo, e com o então delegado-geral da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, em outubro do ano passado. O encontro teria sido na residência de Doria em Campos de Jordão, para onde eles viajaram de helicóptero que partiu do heliponto do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
 
Verillo não estava no encontro. A atuação dele em defesa da Paper Excellence teria ficado comprovada em operações de propaganda, para desgastar a imagem dos rivais da empresa sino-indonésia Joesley e Wesley Batista. Em 2019, quando começou a arbitragem pelo controle da Eldorado, Verillo teve mensagens divulgadas pela Folha de S. Paulo que davam conta de que ele controlava o conteúdo do livro Traidores da Pátria, assinado pelo jornalista Cláudio Tognolli.
 
Reportagem de Joaquim de Carvalho. Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90