18/01/2023 às 06h19min - Atualizada em 18/01/2023 às 06h19min

DE LULA PARA AS FORÇAS ARMADAS:

“VOCÊS SÃO ÓRGÃOS DE ESTADO, NÃO DE GOVERNO”.

 
Lula da Silva deve se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas até a sexta-feira. Foi isso que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse aos jornalistas, depois que participou de um almoço com essas autoridades na terça.
 
Costa também lembrou que, desde a transição, Lula já tinha declarado que iria conversar com as Forças Armadas sobre os projetos de modernização do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, ao destacar que é preciso que as instituições atuem como órgãos de Estado e não de governo.
 
O ministro afirmou ainda que o encontro não tem ligação com uma desconfiança do petista sobre a atuação dos militares em impedir a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes no último dia 8 e a desmontagem do chamado QG do Exército, de onde partiram bolsonaristas envolvidos nos atos de vandalismo. (Mas, se realmente não não pensou em tratar, deveria ter pensado)
Aliás, Costa também não tratou desses assuntos no almoço de terça.
 
"Agora vou tentar uma agenda livre do presidente, tentar até sexta-feira para assistir a apresentação deles disso que eu acabei de falar", disse.
"Não tratamos disso aqui, diria que não podemos de forma nenhuma permanecer com nossas instituições contaminadas com esse conceito de governo que se encerrou no dia 31", comentou ele, em outro momento, minimizando os fatos.
 
Rui Costa preferiu não polemizar ao ser questionado sobre a suposta atuação do comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, que – segundo reportagens – teria impedido, antes da manhã do dia 9 de janeiro, a atuação da PM do DF no acompanhamento bolsonarista nas imediações do QG do Exército em Brasília.
 
"Temos que governar, tocar esse país para frente, as apurações das irregularidades não paralisaram e não vão paralisar o governo, governo vai ter seu curso normal, presidente quer entregas", desconversou Costa.
 
Perfeito. Mas também não podemos esquecer que não dá para tapar o sol com a peneira...
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »