02/01/2023 às 08h11min - Atualizada em 02/01/2023 às 08h11min

“HOMEM E MULHER TÊM QUE SER IGUAIS”

PALAVRA DE LULA.

 
No seu terceiro discurso do dia, Lula defendeu a distribuição igual de direitos entre os gêneros. Em pronunciamento de sete minutos – feito com três horas de atraso –, ele disse que trabalhará para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres.
 
“Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem. Temos que garantir que a mulher esteja onde quiser, como quiser e da forma que ela bem entender”, declarou, após agradecer à primeira-dama, Janja, aos artistas e aos trabalhadores do evento pela organização do festival, que reuniu cerca de 60 artistas para celebrar a posse de Lula.
 
Ele também agradeceu aos eleitores, especialmente por resistirem à intolerância durante as últimas eleições. “O Brasil deve a vocês, que muitas vezes foram xingados, ofendidos, amaldiçoados só porque usavam uma camisa vermelha. Essas pessoas que nos xingavam se esquecem de que têm o sangue vermelho como nosso”, disse.
 
Em seu governo, Lula disse que buscará garantir o acesso a “coisas elementares”. “Vou trabalhar para garantir direito à escola boa de qualidade, garantir o acesso à ciência e tecnologia e o acesso a trabalho e salário dignos. Darei a própria vida para que o povo tenha o que merece. Pretendo retribuir cada sacrifício de vocês com meu sacrifício”, afirmou. “Não haverá nada neste mundo, a não ser Deus, que proíba que eu faça minha missão, que é cuidar do povo brasileiro.” (E, aqui entre nós, alguém imagina que Deus iria entre nessa roubada?)
 
Evento
O discurso de Lula estava previsto para as 20h, mas começou às 23h10. A cerimônia de posse dos ministros e de revogação de decretos, no Palácio do Planalto, estendeu-se além do previsto, levando a um atraso em cascata nos demais eventos.
 
A recepção com líderes estrangeiros no Itamaraty estava prevista para começar às 18h. Lula só chegou ao Ministério das Relações Exteriores às 21h. Ele e Janja ficaram cerca de duas horas na cerimônia, e depois dispararam para o Festival do Futuro.
 
Aplausos
Lula chegou ao Festival do Futuro às 23h, acompanhado do vice Alckmin e da primeira-dama. Antes de falar, ouviu um discurso de dez minutos do poeta popular Antônio Marinho, de São José do Egito (PE), que relatou as dificuldades e as superações do povo nordestino.
 
O público interrompeu as falas várias vezes, para aplaudir Lula e cantar o coro “olê, olê, olá, Lula”, que caracteriza suas campanhas eleitorais desde o fim dos anos 1980. No final, quando Lula beijou Janja e fez uma brincadeira, dizendo para Alckmin também beijar sua esposa, Lu,
foi o momento de mais aplausos.
 
  
Janja falou um pouco antes de deixar o palco. “Aproveitem a festa. A alegria tomou posse e não vai sair daqui mais”, declarou. No fim, ainda brincou: “Esse meu boy o presidente Lula é demais”.
 
Depois que Lula, Janja e Alckmin saíram, houve uma pane elétrica que interrompeu o fornecimento de energia para o palco, por volta das 23h20 – mas às 23h50, os shows recomeçaram.
 
Leia também no Brasil247.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Daqui&Dali Publicidade 1200x90